Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

31/07/2018

Quem não gosta de frio tem que inventar mil maneiras para se acostumar, porque a natureza não está nem aí para os nossos gostos. Bebidas e comidas quentes são um dos recursos para vencer o desafio do inverno. O Caderno Z parece adivinhar os nossos dramas e nos apresenta um festival de ideias calorosas para colorir as noites da estação fria. Na juventude eu achava lindo sentir frio nas mãos já que o coração andava aquecido de ilusões. Mas, e agora? O jeito é seguir o “Menu Z”: sopas, vinhos e chocolate!

Leia mais
24/07/2018

A sonoplastia da viagem fica por conta de Milton Nascimento, pois não há como falar de amizade sem que se lembre de Canção da América. “Amigo é coisa pra se guardar”, independente do fator “tempo & espaço”. Festejar o 20 de julho, Dia do Amigo, é mais do que curtir a data no calendário. “Um bom amigo pode estar no lugar mais longe do mundo”, pois estando “dentro do coração” estará sempre perto. Ainda mais na atual era das comunicações fáceis e instantâneas, não se perde mais as amizades de vista.

Leia mais
17/07/2018

Seja em 13 de julho ou nos outros 364 dias do ano, “todo dia é dia de rock”. O Caderno Z é o próprio “Nirvana” musical. Logo no “Editorial”, encontro Phill Collins abrindo o festival de estrelas. O caderno é um verdadeiro “Rock in Friburgo”. Aos dez anos de idade ganhei de papai o meu primeiro LP, de Elvis Presley, e foi como uma iniciação nesse ritmo eletrizante que jamais saiu do meu coração, de moda e muito menos será ultrapassado. Esta semana, conversando com Carlos Rapiso, o contador, que adora ler A VOZ DA SERRA, nós comentávamos a eficiência do “Z” em trabalhar com datas e temas.

Leia mais
10/07/2018

O Caderno Z fez a multiplicação dos pães e trouxe boas fatias da cultura da panificação para homenagear o Dia do Padeiro, celebrado no último domingo, 8. Ora! Devia ser feriado, pois, “na Bíblia, o pão representa tudo aquilo que é essencial para viver em sentido concreto e figurado”. As curiosidades são bem interessantes. “No Antigo Egito o pão servia para pagar salários...”. Hoje, no Brasil moderno, o salário não paga o pão.

Leia mais
03/07/2018

Embarcamos no Caderno Z de bem com a vida. Tudo azul! O tema nos convida às reflexões sobre a maestria de viver. Equilíbrio, concentração, força física, mental e espiritual, discernimento, coragem, alegria, paz, sabedoria. Parece sonho alcançar essas conquistas? Para quem pratica o yoga essas atitudes de equilíbrio acabam se tornando práticas naturais.

Leia mais
26/06/2018

“A festa já começou” – Assim o Caderno Z nos convida para os festejos juninos e logo de cara, a festa da Vila Mozer. Voltei no tempo da minha monografia da faculdade, quando conheci essa família numa das entrevistas do professor Maurício Siaines. De fato, é uma festa e tanto, que atinge este ano sua 23ª edição, no próximo dia 28 de julho. Só de familiares são “mais de 80 pessoas” e, ainda assim, o evento é aberto ao público. Em “Impressões”, os costumes juninos são influenciados no Brasil pelos festejos europeus, como a celebração dos dias santos.

Leia mais
18/06/2018

A viagem de hoje começa dentro de mim. O que aconteceu comigo? Eu já fui apaixonada por Copa do Mundo! Eu era do jeito que em dias de jogos do Brasil ficava vidrada na tela da TV e chorava, ria, pulava e sofria, conforme o resultado. Embarco agora na plataforma Z, No último sábado, 16, que antecedeu a estreia da seleção canarinho numa partida com a Suíça. Minha descendência Thinguely vem à tona. Será que é isso? Não, não creio. Será que Vinicius Gastin tocou na ferida? Aquele 7 a 1 da Alemanha ainda não foi superado?

Leia mais
12/06/2018

A estação de embarque me levou para os dias de junho da minha infância, quando as moças faziam simpatias de pingar vela derretida numa bacia com água e, de manhã, interpretavam o significado dos desenhos formados pelas boas mãos de Santo Antônio. Quando não obtinham as respostas esperadas, as moças deixavam o santo de cabeça para baixo. O “Z” nos traz uma entrevista com o padre Alex de Paiva que, perguntado sobre o assunto, explica que isso “não é uma prática católica e sim uma superstição”.

Leia mais
05/06/2018

Contemplo o “Z” vazado sobre a foto de Regina Lo Bianco na capa da estação de embarque. A Praça Marcílio Dias é um cartão de visitas da cidade e eu penso em Z de Zaratustra, de Zumbi guerreiro. Nossa Voz tem um “Z” de  Zen de tranquilidade e cá estou eu a divagar no embarque das ideias de uma inspiradora página de capa. Na magia dos festejos de 16 de maio, Cristina Bravo, coordenadora do Comitê 200 Anos, expressa sua satisfação pelo sucesso do desfile – “Não tenho palavras para agradecer tudo o que o povo friburguense fez naquela manhã de 16 de maio de 2018”.

Leia mais
22/05/2018

Mamãe dizia que “o melhor da festa é esperar por ela”. Não deixa de ser verdade, pois a expectativa dos preparativos é algo sem igual. Contudo, em nossa festa dos 200 anos todas as etapas são deliciosas. Depois do desfile temático, relembrar os fatos, rever fotos, comentar as apresentações tem sido a coqueluche do momento. E o Caderno Z, depois da monumental edição de 16 de maio, vem nos brindar com tantas recordações bonitas. É curtir e guardar para a posteridade.

Leia mais