O Brasil não cumpriu a meta de alfabetizar pelo menos 60% das crianças da rede pública em 2024. De acordo com os dados do Indicador "Criança Alfabetizada", do Ministério da Educação (MEC), 59,2% das crianças têm habilidades básicas de leitura e de escrita, retomando ao patamar pré-pandemia de Covid-19.
Nova Friburgo alcançou patamar satisfatório
Apesar disso, a leitura e a escrita avançaram comparado a 2023, que teve 56% das crianças alfabetizadas. Os dados foram divulgados pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nesta semana.
De acordo com o Ministério da Educação, são considerados estudantes alfabetizados aqueles que leem pequenos textos e conseguem articular a relação entre um texto verbal e não verbal. E que ainda escrevem com desvios ortográficos textos que permeiam a vida cotidiana para comunicação simples, como convidar ou lembrar de algo.
Fatores
De acordo com o ministro Camilo Santana, o indicador pode ter sido prejudicado por conta da situação de calamidade pública enfrentada pelo Rio Grande do Sul em 2024 e que teve efeitos importantes no ensino. A estimativa da área técnica é de que o Brasil atingiria 60,2%.
Para 2025, a meta é de 64%. A intenção é que a meta aumente anualmente até 2030, quando será de 80%. Ao todo, 11 estados atingiram a meta projetada para 2024, entre eles o Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Paraíba. Em relação aos municípios, 58% aumentaram o percentual de alunos alfabetizados, entre eles Nova Friburgo. E 53% atingiram a meta.
Atuação em estados prioritários
O Ministério da Educação informou estar atuando em estados prioritários que não tiveram bom desempenho e não atingiram o nível 2, que é o alcançado no resultado nacional, da escala do programa Criança Alfabetizada. São eles: Bahia, Sergipe, Maranhão, Pará, Amapá, Alagoas, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Nesses locais, a equipe técnica da pasta vai atuar para entender gargalos e tentar auxiliar gestores estaduais e municipais nas políticas públicas.
Adesão dos estados
Na primeira edição, realizada em 2023, Acre, Roraima e o Distrito Federal não aderiram ao Compromisso da Criança Alfabetizada. Já em 2024, o número de não adesão diminuiu e apenas Roraima não aderiu.
Para a pasta, o estado justificou que o território tem muitas áreas indígenas que dificultavam a aplicação das provas para a medir a alfabetização. Para 2025, o estado já se prepara para a adesão.
Como é feita a avaliação
Ao todo são dois milhões de alunos participantes, em 42 mil escolas distribuídas pelo país. Cada aluno responde a 16 itens de múltipla escolha, dois itens de resposta construída e um item de produção textual. A prova é aplicada na escola e, em 2024, foi feita entre outubro e novembro.
Compromisso
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi firmado pelo MEC com os governos de 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. A iniciativa estabeleceu como meta nacional para 2030 que mais de 80% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas no fim do 2º ano do ensino fundamental.
As metas intermediárias são: 64%, em 2025; 67%, em 2026; 71%, em 2027; 74%, em 2028; e 77%, em 2029. De acordo com o MEC, também é prioridade a recuperação da aprendizagem das crianças do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental afetadas pela pandemia da covid-19.
“A educação precisa estar acima de qualquer questão político-partidária neste país, precisa ser uma política de Estado, não de governo, porque o governo passa em quatro anos. A política de Estado permanece”, afirmou o ministro Camilo Santana.
Friburgo lidera alfabetização entre municípios mais populosos do Rio
(Foto: Regina Lo Bianco)
Rede pública de ensino supera metas nacionais e estaduais, com quase 70% das crianças do 2º ano alfabetizadas
Nova Friburgo alcançou um marco importante na educação pública e agora é destaque estadual: o município conquistou o primeiro lugar em alfabetização entre os 20 mais populosos do Estado do Rio de Janeiro. O levantamento foi feito com base no indicador Criança Alfabetizada.
De acordo com os dados, 68,8% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal de Nova Friburgo foram considerados alfabetizados, superando a meta estipulada para o município (67,7%) e ultrapassando também a média nacional de 60%.
Os testes aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) incluíram 16 questões objetivas e três perguntas dissertativas, além de uma produção de texto. O objetivo foi avaliar a capacidade das crianças de 7 anos de ler, escrever, interpretar textos curtos, localizar informações em parágrafos e combinar linguagem verbal e não verbal.
O resultado é atribuído ao trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Educação, da rede de ensino e de seus profissionais. “Esse desempenho reflete o compromisso da nossa rede, o empenho dos professores e os investimentos contínuos na base educacional, que é onde tudo começa”, destacou a Prefeitura de Nova Friburgo, em nota.
O Padrão Nacional de Alfabetização, que norteia a avaliação, considera alfabetizada a criança que consegue não apenas decodificar palavras, mas compreender e produzir textos de forma funcional e significativa. A conquista é motivo de orgulho para a cidade e reforça a importância de políticas públicas voltadas à alfabetização na idade certa, garantindo uma trajetória escolar mais sólida e com melhores oportunidades de aprendizagem nos anos seguintes.
Com informações do G1 e Agência Brasil
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