Uma campanha de conscientização sobre a importância da vacinação contra a gripe canina poderá ser instituída no Estado do Rio de Janeiro. É o que determina o projeto de lei 3.454/20, de autoria do deputado estadual Danniel Librelon (Republicanos), que a Assembleia Legislativa do estado (Alerj) aprovou, em segunda discussão, na sessão ordinária de quarta-feira, 6. A medida seguiu para análise do governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.
O projeto prevê que a campanha deverá divulgar os benefícios da vacina contra a gripe canina para a saúde dos cães, bem como esclarecer à população sobre os sintomas, formas de transmissão, tratamento e prevenção da doença. O projeto ainda prevê a facilitação do acesso à vacina, especialmente por meio da celebração de parcerias com as prefeituras fluminenses, instituições de ensino e organizações da sociedade civil. Em veterinárias de todo o estado, as doses são aplicadas ao custo de R$ 90 a R$ 160, em média. A imunização ocorre com duas doses em filhotes com intervalos entre duas a quatro semanas e depois com reforços anuais.
A gripe canina, também conhecida como tosse dos cães ou traqueobronquite canina, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Bordetella Bronchiseptica e provoca sintomas parecidos com a gripe dos humanos, como febre, letargia, coriza, falta de apetite, entre outros.
“A vacina não é obrigatória, mas é muito importante para a saúde dos cães. Ela atenua a intensidade dos sintomas e, mesmo que o animal seja infectado, não vai sofrer tanto, recuperando-se com um tratamento mais simples. Esta forma de prevenção é altamente recomendada especialmente para animais que convivem regularmente com uma grande quantidade de cachorros, haja vista a alta transmissibilidade da doença”, explicou o deputado Librelon.
Deixe o seu comentário