Deputado: obras do Hospital de Oncologia não serão retomadas este ano

Embora projeto já esteja na Secretaria estadual de Obras, edital de licitação deve levar mais de 5 meses
quinta-feira, 26 de julho de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Foto de capa
As obras paradas do Hospital do Câncer, na Ponte da Saudade (Arquivo AVS)

 Apesar de o novo projeto do Hospital de Oncologia, reformulado pelo governo do estado numa versão menor para se tornar viável, ter chegado este mês à Secretaria estadual de Obras, as obras não serão retomadas este ano. A previsão, sombria, é do deputado estadual Wanderson Nogueira (PSOL-RJ), que acompanha o processo desde o início.

 “É preciso dar transparência e dividir com as pessoas o que está acontecendo. Mesmo na visão mais otimista, os prazos legais por si só inviabilizam a retomada das obras”, diz Wanderson.

O próximo passo é a conclusão do edital do novo projeto executivo. A Empresa de Obras Públicas (Emop) do estado está ajustando algumas planilhas para disponibilizar o edital, segundo o deputado. Quando esse edital ficar pronto, a previsão é que leve de 15 a 30 dias para a licitação da empresa que fará o projeto executivo. Posteriormente, segundo ele, deve demorar ainda mais três  ou quatro meses para a finalização desse projeto, necessário para viabilizar a licitação para a escolha, enfim, da empreiteira que construirá o hospital.

Desde que o governo estadual perdeu a verba federal de cerca de R$ 50 milhões, o governador Luiz Fernando Pezão assumiu o compromisso de financiar a construção da unidade.                   No início do ano, o projeto passou por uma série de adaptações para, custando R$ 10 milhões a menos, caber nos cofres estaduais. Os três prédios originais foram reduzidos a dois. Também foi diminuída a quantidade de equipamentos como raios X, tomógrafos e leitos. O projeto prevê, porém, a possibilidade de expansão no futuro.

 

LEIA MAIS

"Vai sair, com certeza. O ministro já autorizou o projeto”, diz secretário nacional de Desenvolvimento Urbano

Após obras de recuperação, espaço destruído por um deslizamento em 2011 foi entregue neste sábado

​Contenção de encosta foi interrompida após construtora contratada pela prefeitura atrasar pagamento de salário a trabalhadores

Publicidade
TAGS: obra