Inea reconhece mais uma RPPN em Nova Friburgo

Com mais uma reserva, a área de Mata Atlântica protegida por essa categoria de unidade de conservação passa a ser de 9.288 hectares
terça-feira, 05 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Inea)
(Foto: Inea)

A Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro ganhou mais uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) reconhecida em caráter definitivo pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea): trata-se da reserva El Shammah com, aproximadamente, seis hectares. Ela está situada na Região da Caledônia, em área contígua ao Parque Estadual dos Três Picos.

Com mais essa reserva reconhecida pelo Inea, a área de Mata Atlântica protegida por essa categoria de unidade de conservação passa para a ser de aproximadamente 9.288 hectares de área do bioma, distribuídas por 34 municípios fluminenses.

Entre as espécies de fauna que ocorrem na área estão a onça-parda (Puma concolor), a jaguatirica (Leopardo pardalis), e o gato-mourisco (Puma yagouarondi), todas ameaçadas e classificadas como “vulnerável”.

Já em relação à flora nativa, a ocorrência de algumas espécies ameaçadas, como por exemplo, o pinheiro-do-Paraná (Araucaria angustifólia), e o xaxim (Dicksonia sellowiana), ambas classificadas como “em perigo”, e a palmeira-jussara (Euterpe edulis), classificada como “Vulnerável”.

“A área da RPPN El Shammah protege importante remanescente de Mata Atlântica, abriga uma rica biodiversidade e recursos hídricos importantes para a região, além de proporcionar a manutenção de serviços ecossistêmicos”, disse o presidente do Inea, Philipe Campello.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Criadas por iniciativa voluntária de seus proprietários, as RPPNs são averbadas junto ao Registro Geral de Imóveis (RGI), reconhecimento este que passa a acompanhar em caráter perpétuo a vida da propriedade.

As reservas reconhecidas pelo órgão ambiental estadual são consideradas unidades de conservação de proteção integral, conforme estabelecido pelo decreto estadual 40.909/2007, sendo permitida apenas a realização de atividades de educação ambiental, turismo e pesquisa científica. Esse mesmo decreto instituiu o Programa Estadual de Apoio às RPPNs, que é coordenado pelo Núcleo RPPN do Inea.

Por meio desse programa, o instituto oferece suporte técnico e orientações aos proprietários interessados para criação e implementação das reservas, elaboração de planos de manejo, apoio no georreferenciamento dos imóveis e RPPNs, apoio na análise técnica, na emissão de autorizações de pesquisa e inscrição no Cadastro Ambiental Rural. Para conhecer mais, clique aqui.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: