Neste domingo, 13, Nova Friburgo também entra no clima do Dia Mundial do Rock com uma programação especial: o Teatro Municipal Laercio Ventura será palco, a partir das 18h, para um show da banda Pântano, uma das representantes da cena autoral de rock friburguense. A apresentação celebra o Dia do Rock, com um repertório repleto de identidade, atitude e referências que vão do rock clássico ao alternativo. Entrada franca.
O Dia Mundial do Rock é uma data especial, sobretudo porque o Brasil é o 13º país que mais escuta rock no mundo, segundo pesquisa realizada pelo Spotify em 2018, e tem, em sua história, uma intensa contribuição de bandas nacionais para o gênero, como Sepultura, Titãs, Rita Lee, Engenheiros do Hawaii, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso e muitos outros.
Origem da data
A data é celebrada nesse dia porque, em 13 de julho de 1985, foi realizado um dos maiores festivais de rock de todos os tempos: o Live Aid, um megaevento que teve o objetivo de acabar com a fome na Etiópia e foi transmitido ao vivo, pela BBC, para mais de 1,5 bilhão de espectadores.
Naquele 13 de julho, com shows simultâneos em Londres (Inglaterra) e na Filadélfia (Estados Unidos), as maiores bandas de rock da época subiram aos palcos, entre elas The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Eric Clapton, Black Sabbath e, bem, o próprio Phil Collins, que se apresentou nos dois países (e no mesmo dia).
Durante o evento, Collins declarou entre suas icônicas apresentações que o que acontecia ali era tão importante e tão único na história da música que deveria ficar marcado como o "Dia Mundial do Rock".
Comemoração 100% brasileira
O fato curioso sobre o Dia Mundial do Rock é que a data é comemorada somente no Brasil. Cinco anos depois do Live Aid, o Dia do Rock se tornou popular porque duas rádios do gênero a Rádio Rock (hoje 89 FM) e a 97 Rock FM, propuseram que o dia fosse celebrado anualmente. Desde então, os fãs aderiram à ideia e comemoram o Dia Mundial do Rock nas redes sociais, em festas, bares e em eventos diversos. No Rio, a antiga Fluminense FM também marcou época tornando-se referência e audiência obrigatória para os roqueiros de plantão.
Outros países do mundo, incluindo a Inglaterra e os Estados Unidos, berços do gênero, têm outros dias marcados no calendário para comemorar o rock. Os norte-americanos, por exemplo, têm três datas distintas para celebrá-lo: a primeira é no dia 9 de fevereiro, o primeiro show dos Beatles nos EUA.
A segunda, muito defendida por especialistas, é comemorada no dia 5 de julho, em alusão à gravação de "That's all right", de Elvis Presley. Por fim, outros estudiosos defendem que o Dia do Rock deve ser comemorado em 9 de julho, por causa do programa "American Bandstand", de Dick Clark, um dos principais disseminadores do rock no país.
A celebração do Dia Mundial do Rock não é oficial em muitos países, mas o reconhecimento da importância desse gênero musical permanece inegável. Mais do que um estilo, o rock é uma linguagem que atravessa gerações, questiona padrões e inspira mudanças dentro e fora do palco.
* Reportagem da estagiária Laís Lima com informações da Exame. Supervisão de Henrique Amorim
Deixe o seu comentário