Acidentes elétricos mataram 257 pessoas em 2024

Campanha Agosto Vermelho foca na construção civil, setor com maior número de acidentes
quarta-feira, 06 de agosto de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Mesmo com a redução no número total de acidentes elétricos, o Brasil registrou 257 mortes causadas por eletricidade em 2024, segundo levantamento da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). O número é maior do que o registrado em 2023, quando 250 pessoas perderam a vida.

Ao todo, foram 685 ocorrências relacionadas à eletricidade em 2024, o menor número em oito anos, frente às 782 registradas no ano anterior. Segundo a Abradee, essa queda indica avanços nas ações de prevenção e conscientização, mas o aumento no número de mortes mostra que os riscos ainda são altos.

“O número menor de acidentes mostra que a prevenção tem avançado, mas o aumento das mortes indica que muitos desses casos são mais graves e fatais, muitas vezes causados por improvisos ou falta de conhecimento técnico”, explica Marcos Madureira, presidente da Abradee.

As principais causas de acidentes incluem obras prediais, ligações clandestinas, furto de cabos, uso de máquinas agrícolas próximo à rede elétrica, cabos energizados caídos no solo e instalações elétricas mal feitas em residências.

Agosto Vermelho

Para reforçar a importância da prevenção, a Abradee realiza a campanha Agosto Vermelho, que está em sua terceira edição. A ação faz parte da 19ª Campanha Nacional de Segurança com a Rede Elétrica e tem como objetivo zerar os acidentes através da conscientização.

Este ano, a campanha foca na construção civil, setor com maior número de acidentes. Está prevista a realização de um “aulão da segurança”, com dicas práticas, participação de especialistas e influenciadores do setor. O conteúdo será disponibilizado gratuitamente no YouTube da Abradee.

“A informação correta pode salvar vidas. A campanha busca justamente ampliar a cultura de segurança elétrica em todo o país”, reforçou Madureira.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: