A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, na semana passada, em discussão única, o projeto de lei 5.337/25, de autoria do Poder Executivo, que formaliza a criação da Secretaria estadual de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar (Sedipaf). O objetivo da nova pasta é fortalecer as políticas de incentivo aos municípios fluminenses, agricultura familiar, promovendo segurança alimentar, geração de renda e desenvolvimento sustentável no campo e nas regiões mais afastadas da capital. A proposta seguiu para análise do governador Cláudio Castro, que poderá sancioná-la ou vetá-la.
A nova secretaria já havia sido anunciada pelo governador em fevereiro, mas precisava ser referendada pelo parlamento fluminense. O secretário é o deputado estadual licenciado Jair Bittencourt (PL), que é natural de Itaperuna, no noroeste fluminense, e já foi vice-presidente da Alerj.
Segundo o governador Cláudio Castro, a medida fortalece o interior fluminense: “A pasta visa integrar políticas públicas e fortalecer a economia do interior, com o fito de apoiar o produtor, gerando emprego, renda e desenvolvimento sustentável para as regiões mais afastadas da capital”, declarou na justificativa do projeto.
Deixe o seu comentário