O Governo do Estado do Rio de Janeiro apresentou na última quinta-feira, 6, um balanço das atividades realizadas pelas forças de segurança fluminenses durante o carnaval, na região metropolitana e no interior. Com um amplo esquema de policiamento, que mobilizou mais de 12.500 policiais em efetivo extraordinário, a Secretaria estadual de Polícia Militar se mostrou presente nos municípios do interior do estado durante o Carnaval 2025.
Reflexo desta estratégia, as análises preliminares apontaram a queda de importantes índices de criminalidade no período de festividades, entre a sexta-feira, 28 de fevereiro e a última terça-feira, 4. Num eixo que contempla a Região dos Lagos, o Leste Fluminense e a Região Serrana, foram identificadas quedas de 50% na letalidade violenta, de 47% nos roubos de rua e de 14% nos roubos de veículos.
Na Região Serrana, que abrange 7º Comando de Policiamento de Área (CPA), que inclui o 11º BPM (Nova Friburgo), o 26º BPM (Petrópolis), o 30º BPM (Teresópolis) e o 38º BPM (Três Rios), ao todos 67 pessoas foram conduzidas dentre presos e apreendidos. Três armas de fogo foram arrecadadas.
Já na Região dos Lagos, um dos principais locais de destino de turistas durante todo o verão, no período do carnaval foram constatadas quedas de 72% nos furtos a transeuntes, também de 72% nos roubos de rua, de 69% no roubos de aparelhos celulares e 100% nos roubos a coletivos. Vale ressaltar a presença de um dos carros-comando da corporação no município de Cabo Frio, que contribuiu com a integração das imagens de segurança e também esteve equipado com câmeras com o Sistema de Videomonitoramento e Reconhecimento Facial da corporação.
Ainda em relação ao sistema, a tecnologia auxiliou na detecção de dois foragidos da Justiça no município de Volta Redonda, no sul do estado, que fizeram parte dos 16 que foram localizados com auxílio da ferramenta em todo o Estado durante as festividades.
Além de Volta Redonda, a região contemplada pelo 5º Comando de Policiamento de Área (CPA), que abrange todo o sul fluminense, incluindo Angra dos Reis, Barra do Piraí e Resende, apresentou queda de 100% nos roubos de veículos, 50% nos roubos de rua e 50% na letalidade violenta no período carnavalesco.
Toda essa estratégia foi desenvolvida pelo comando da Polícia Militar respeitando as peculiaridades regionais e as necessidades de apoio de efetivo, levando em conta os eventos locais e os fluxos históricos de foliões e turistas, sempre com a intenção de garantir um Carnaval mais seguro e pacífico aos cidadãos que desfrutaram das belezas do interior do Estado do Rio de Janeiro.
Deixe o seu comentário