Detro realiza primeira ação da campanha "Não finja que não me viu! Ceda o lugar"

Iniciativa começou na capital e vai se estender às rodoviárias do interior
quarta-feira, 21 de agosto de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Dando início à campanha “Não finja que não me viu! Ceda o lugar!”, fiscais e representantes da ouvidoria do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) iniciaram nesta terça-feira, 20, uma série de atividades nas rodoviárias fluminenses. A ação ocorreu, pela manhã, no terminal Américo Fontenelle, na Central do Brasil, na no centro da capital, de onde partem linhas com destino à Baixada Fluminense. A campanha é resultado de uma parceria do Detro com a Secretaria estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e a Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

As equipes distribuíram materiais enfatizando para os passageiros e motoristas que todos os assentos do transporte público são preferenciais para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo, obesos, pessoas com deficiência e pessoas com limitação temporária de locomoção. A ação irá percorrer, em breve, o interior do estado. 

A ouvidora do Detro-RJ, Karina Continentino, destacou que, independentemente da cor, todos os assentos são preferenciais. “Essa campanha ressalta o respeito e empatia que todos devemos ter com as pessoas mais vulneráveis. Ao ceder o assento, além de cumprir o que determina a lei, a pessoa está ajudando o próximo. Buscamos uma mudança de comportamento da população”, ressaltou a ouvidora.

Além de percorrer os terminais rodoviários, a campanha trará ações educativas, como palestras em escolas e capacitação continuada de motoristas e funcionários. Em complemento à campanha, o Detro-RJ determinou que um novo adesivo seja afixado em todos os ônibus e vans intermunicipais, informando que todos os assentos são preferenciais. A legislação foi instituída pela portaria 1.826, do Detro.

A população pode entrar em contato com a ouvidoria do Detro, por meio do portal OuvERJ, pelo link https:// www.rj.gov.br/ouverj/ , ou pelo telefone (21) 3883-4141.

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