Entidades se unem para frear o alto índice de violência no trânsito

Reunião hoje vai discutir estratégias em prol de mais segurança nas vias urbanas de Friburgo
quinta-feira, 17 de julho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)
O trânsito em Nova Friburgo continua sendo motivo de preocupação geral e fazendo vítimas a cada dia, inclusive fatais. Ao amanhecer desta quinta-feira, 17, uma jovem de 22 anos, morreu ao colidir a motocicleta que pilotava com um veículo na esquina da Avenida Comte Bittencourt com a Rua Francisco Miele, no Centro. A colisão aconteceu pouco depois das 5h30. 

Somente no primeiro semestre deste ano foram mais de 260 colisões na cidade. Ontem uma motociclista, de 22 anos, morreu em acidente no Centro
A motociclista, segundo imagens captadas por câmeras de monitoramento daquele cruzamento, colidiU na lateral de um veículo que seguia em direção à ponte sobre o Rio Bengalas. A jovem, identificada como Júlia Negreiros. foi levada para o Hospital Municipal Raul Sertã, mas não resistiu aos graves ferimentos.

A onda de acidentes nas vias urbanas de Nova Friburgo precisa de um basta e setores empresariais já se mobilizam. A Comissão de Segurança no Trânsito de Nova Friburgo, formada por representantes do Rotary Clube, Associação Comercial e Industrial (Acianf), representação regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e o Sest Senat irão se reunir nesta sexta-feira, 18, com o poder público, como a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semu), para discutir estratégias e medidas concretas para tentar reduzir o índice de acidentes no município e melhorias na mobilidade urbana. A reunião será realizada às 15h no Sest-Senat de Nova Friburgo, na Avenida Eugênio Gaiser, 364, próximo à fábrica de ferragens Haga.  

(Foto: Henrique Pinheiro)

Números alarmantes 

A violência no trânsito de Nova Friburgo assusta, principalmente os acidentes envolvendo motocicletas. Segundo dados do Corpo de Bombeiros divulgados pelo portal G1, de janeiro a junho deste ano, a corporação militar foi acionada 369 vezes para atender ocorrências de trânsito: foram contabilizadas no período 13 capotagens, 265 colisões, 26 atropelamentos e 65 quedas de veículos. Em todo o ano passado foram 767 acidentes registrados em Nova Friburgo e que demandaram o acionamento das equipes de resgate do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros.  

Para as autoridades de trânsito do município os números são alarmantes e, muitas das ocorrências são ocasionadas por imprudência, como ultrapassagens em locais proibidos, uso de celular ao volante e velocidade incompatível para trechos urbanos. 

Motos: um grande perigo 

Os acidentes de trânsito envolvendo motocicletas são os que mais chamam atenção em Nova Friburgo devido ao aumento significativo na quantidade de ocorrências. Somente de janeiro a maio deste ano foram contabilizados 190 acidentes, segundo informações do Corpo de Bombeiros. Ainda de acordo com a corporação militar, somente nos primeiro trimestre deste ano 72,03% dos acidentes de trânsito registrados no Estado do Rio de Janeiro envolveram motos. 

Os pilotos são as maiores vítimas do trânsito e por conta disso, a recente campanha Maio Amarelo, de conscientização sobre a segurança no trânsito, teve como tema este ano “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, que estimulou maior prudência dos motociclistas ao dirigir, priorizando a redução da velocidade.

No Estado do Rio de Janeiro, os números também assustam. De janeiro a março, os bombeiros foram acionados para 6.261 ocorrências de colisão entre carros e motos; 3.897 quedas de moto; e 996 acidentes entre motos nas vias fluminenses. Em 2024, também de acordo com dados dos Bombeiros, houve 23.761 acidentes no estado (13,84% de aumento em relação a 2023), com 27.747 feridos (+16,4%) e 2.230 mortos (+10,9%). Cerca de 45% dos acidentes ocorreram na capital e outros 34% na Região Metropolitana. Dados do Detran apontam que 62% dos acidentes no Estado do Rio em 2024 envolveram rapazes entre 18 e 29 anos.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: