O Estado do Rio de Janeiro alcançou em março o menor número de roubos de veículos para o mês desde 1991, quando foi iniciada a computação dos registros das delegacias de Polícia Civil. De acordo com dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ) foram registradas em março deste ano 1.483 ocorrências, representando uma queda de 38% na comparação com o mesmo mês do ano passado, que contabilizou 2.391 casos registrados nas delegacias fluminenses.
Para o Governo do Estado, esse declínio nos indicadores de criminalidade é resultado de uma estratégia robusta das políticas de segurança pública. Outros indicadores criminais também apontaram redução. O roubo de carga teve 216 ocorrências, o menor índice desde 1999, com queda de 2,3%. Os homicídios dolosos (cometidos com a intenção de matar) somaram 270 mortes, uma redução de 3,2% em relação a março de 2024, marcando o menor patamar desde 2022.
Operações recentes das polícias fluminenses, como Torniquete e Impacto, contribuíram diretamente para essas melhorias, conforme destacam as autoridades. Nos três primeiros meses de 2025, o esforço integrado das Polícias Civil e Militar resultou em mais de 11 mil prisões em flagrante, uma média de 122 por dia.
A apreensão de armas se destacou com 189 fuzis retirados da criminalidade. Além disso, a recuperação de 5.041 veículos representou um aumento de 29%. As apreensões de drogas totalizaram 6.090 registros no trimestre, média de 68 por dia, com crescimento de 5% se comparado a 2024.
Esses números salientam a importância do uso estratégico da inteligência e tecnologia na segurança pública, aspecto sublinhado por líderes do setor. Marcela Ortiz, diretora-presidente do ISP, reforça que a queda nos índices e o avanço nas operações policiais apontam para a direção correta no combate ao crime. A integração e o investimento contínuos são fundamentais nesse cenário de segurança aprimorada no Estado do Rio de Janeiro.
Em Nova Friburgo
O município também tem motivos para comemorar, de acordo com o ISP-RJ, entre janeiro e março de 2025, a 151ªDP não registrou nenhum caso de roubo de veículo. Inclusive, nesta semana, a Polícia Civil divulgou a recuperação de dois carros roubados na capital do estado e que estavam em Nova Friburgo, nos bairros Braunes e Jardinlândia.
Na operação realizada em conjunto com o 11ºBPM, foram presos dois homens da mesma família por receptação de veículos roubados. Eles foram autuados em flagrante por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo. De acordo a polícia, os automóveis foram roubados nas áreas da 44ªDP (Inhaúma) e da 23ªDP (Méier), ambas na capital. Os presos, tio e sobrinho, estavam com os veículos quando foram localizados em Friburgo. A família já é conhecida pela Polícia Civil: o pai de um dos presos já havia sido surpreendido anteriormente com outro veículo roubado.
As investigações indicam a atuação de, pelo menos, dois grupos envolvidos nesse tipo de crime na Zona Norte carioca. Desde março, a ação integrada das forças de segurança da capital já resultou em cerca de dez prisões em flagrante e na recuperação de 13 veículos, avaliados em mais de R$ 1 milhão. Todos os carros foram devolvidos aos proprietários.
Deixe o seu comentário