Termina neste fim de semana a 23ª edição do Festival de Inverno, que trouxe para Nova Friburgo mais de 100 atrações culturais gratuitas com música, teatro, dança, literatura, circo, cinema e artes visuais. Iniciado no último dia 11, o festival realizado pelo Sesc contou com parceria da prefeitura e o apoio do Ministério da Cultura, Instituto Energisa, concessionária Águas de Nova Friburgo e Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio).
O festival termina com dois grandes shows no palco da charmosa ilha do Nova Friburgo Country Clube: Paula Toller, neste sábado, às 21h, e Jota Quest, neste domingo, 27, às 20h. Na abertura, o DJ Josafá (sábado e domingo) esquenta o público.
Nesta edição do festival, passaram pelo palco da ilha outros grandes nomes da música nacional, como Leoni, Thiago Soares, Fernanda Abreu, Di Ferrero, Bicho de Pé, Detonautas e Titãs, além de atrações locais como Giovana Aguilera, Raiz do Sana, Os Bartira, Expresso Santiago, Bruna Bento e Café Bourbon. Ainda marcaram presença no Festival de Inverno as centenárias bandas Euterpe Friburguense, Campesina Friburguense e Euterpe Lumiarense.
O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, representante na região da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), entidade gestora do Sesc RJ, observa que o Festival de Inverno de Nova Friburgo nasceu no Country Clube em 1998 e somente depois foi levado a outros municípios do Estado.
“Por alguns anos, o festival ocorreu fora do seu formato original. Em 2022, conseguimos com o Sesc voltar com ele para o Country, cenário perfeito e diferencial de Nova Friburgo em relação às demais cidades onde o evento é promovido”, salienta.
Braulio Rezende ressalta que os shows são de graça, mas, na entrada do clube, o Sesc recolhe doações voluntárias de alimentos não perecíveis que reverte para o programa de segurança alimentar e nutricional Mesa Brasil. O presidente do Sincomércio convida os friburguenses a repetirem 2024 e demonstrarem novamente sua solidariedade aos mais necessitados.
Além do Country Clube, o Teatro do Sesc, o Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, a Usina Cultural Energisa e a Praça Dermeval Barbosa Moreira receberam espetáculos do festival. Entre outras atividades, o Teatro Municipal abrigou exibições do Trio Dauelsberg, do Quinteto de Metais da UniRio, do músico e arranjador Wagner Tiso e as peças “Não me entrego, não”, com o ator Othon Bastos, e “O figurante”, com Mateus Solano, sucesso de público e crítica.
No Sesc (Avenida Presidente Costa e Silva, 231), até este domingo, 27, acontecem exposições, oficinas, trocas literárias e a instalação audiovisual “Sílvio Tendler, 75 anos: Sobre viver”, homenagem à trajetória de um dos maiores documentaristas do Brasil.
Deixe o seu comentário