Oficialmente, não haverá carnaval, nem eventos organizados pelo poder público, em Nova Friburgo, na capital e em praticamente todas as cidades brasileiras. No entanto, o que não faltará é festa particular, lembra Wanderson Nogueira em sua coluna "Observatório" (na íntegra aqui). Inúmeros eventos estão programados em Nova Friburgo com cobrança de ingressos. O mesmo ocorre na cidade do Rio, que, por certo, atrairá muitos friburguenses.
Três carnavais
Como o carnaval em Nova Friburgo será em maio e no Rio em abril, pode-se cravar: serão três carnavais este ano. Isso, é claro, se a pandemia não voltar com força. O carnaval de fevereiro sem eventos de rua, mas repleto de eventos privados. O carnaval de abril, no qual, quem puder, se deslocará para a capital, e, não duvide que aqui também haverá muitos eventos carnavalescos. Igualmente a fevereiro - privados. E o carnaval de maio, o único com eventos de rua em meio ao aniversário da cidade.
Dois por um
Por falar em aniversário da cidade, a grande sacada é a economia. Ao invés de ter que fazer a festa de aniversário, seja o evento que fosse, com o carnaval deslocado para a data, se gasta apenas com um evento, o famoso dois por um. Lembrando que já houve economia no ano passado com a não realização do carnaval, tampouco do aniversário de Nova Friburgo. Diga-se de passagem, dois trabalhos a menos para a municipalidade. Economia aqui entre aspas. Afinal, a não realização do evento também não faz o dinheiro girar e não gera recursos.
Carnaval para todos
Mas voltando ao carnaval... Por conta da não realização de eventos de rua e de muitos eventos privados, cresceu na internet os protestos contra o que se chama de privatização ou elitização do carnaval, reconhecido por ser popular, democrático e de todos. No Rio de Janeiro e aqui, os eventos dizem ter limitação de público, com a diferença que no Rio, por força de determinação da prefeitura carioca, haverá exigência do passaporte de vacinação, o que, cá entre nós, motiva a vacinação, mas que ao fim pode ter pouco efeito prático.
Mercado aquecido
Entre os eventos divulgados para Nova Friburgo, há uma variação no preço da entrada de R$ 25 a R$ 100. Sendo que os mais caros, geralmente, dão direito a open bar. Tem para todos os gostos, talvez nem para todos os bolsos. Fato é que o carnaval que não será carnaval dará uma boa aquecida no mercado de produtores de eventos e artistas que passaram muito aperto nos últimos tempos de pandemia. Por outro lado, ambulantes e barraqueiros não terão a mesma sorte.
Deixe o seu comentário