Brilhando

Vinicius Gastin

Esportes

terça-feira, 15 de abril de 2025

Talento no judô, Laiza Silva brilha em mais um competição

Mais um talento - feminino - vem brilhando nos tatames e levando o nome de Nova Friburgo ao topo. No último dia 06 de abril, Laiza Silva se destacou em uma competição importante na categoria até 52kg. Após enfrentar desafios na última etapa do ano passado, a atleta voltou com força total, contando com o apoio de um nutricionista e um treinamento intensivo, conseguindo bater o peso e se destacar nas lutas.

Durante o Circuito Hajime, organizado pela Federação Estadual de Judô, Laiza enfrentou duas adversárias e saiu vitoriosa em ambas as lutas, garantindo mais uma medalha de ouro para Nova Friburgo na modalidade Ne-Waza (luta no solo). A judoca expressou sua profunda gratidão aos professores Faixa Preta, da Academia Brasil, Adélio, Wanderson e Tadeu.

“Eles foram fundamentais durante a minha preparação. Também é sempre bom enfatizar a importância do apoio da cidade, para incentivar os jovens a investirem no esporte”, resume.

 

Vale o apoio

Contribuintes podem doar parte do Imposto de Renda para projetos esportivos

Pessoas físicas e empresas podem destinar parte do Imposto de Renda devido para projetos esportivos em todo o país. A doação é feita por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, que permite que pessoas físicas doem até 7% do imposto devido, e empresas até 2%.

O governo federal orienta que, para doar, basta calcular o valor disponível, escolher um projeto e fazer o depósito diretamente na conta da entidade responsável. O recibo gerado é validado pelo Ministério do Esporte e enviado à Receita Federal.

A lista com todos os projetos que podem ser apoiados está na página da Lei de Incentivo ao Esporte, no endereço gov.br/esporte. O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2025 vai até 30 de maio. Quem optar pelo modelo completo pode participar da iniciativa.

O Ministério do Esporte fez um vídeo explicando o passo a passo da doação. O conteúdo está disponível no endereço youtube.com/@minesporte e também no site gov.br/esporte.

De acordo com a Receita Federal, até às 10 horas da última sexta-feira, 11, foram entregues 11.330.429 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025, ano-calendário 2024. O prazo de entrega da declaração começou no dia 17 de março, e terminará em 30 de maio. A expectativa é de que 46,2 milhões de declarações sejam entregues até o final do prazo.

Quem recebeu rendimentos tributáveis, como salário, férias, aposentadoria ou pensão por morte, acima de R$ 33.888 é obrigado a fazer a declaração do Imposto de Renda. No caso da atividade rural, é obrigatória a declaração para quem teve receita bruta acima de R$ 169.440 ou pretende compensar prejuízos de 2024 ou anos anteriores.

Quem tem imóveis e os valores foram atualizados no final de 2024, com o pagamento de um imposto sobre ganho de capital diferenciado de 4%, também está obrigado a declarar, bem como quem passou à condição de residente no Brasil em 2024.

  • Foto da galeria

    Laiza Silva vence mais uma competição, e com nova rotina de treinos, retoma o nível vitorioso (Foto: Divulgação Vinicius Gastin)

  • Foto da galeria

    Para doar, basta calcular o valor, escolher um projeto e fazer o depósito na conta da entidade (Foto: Divulgação Vinicius Gastin)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.