Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Vale prestigiar

Vinicius Gastin
Esportes
Jornalista e apaixonado por esportes, responsável pela coluna de esportes do Jornal A Voz da Serra desde 2012, dando vez a todas as modalidades esportivas de Nova Friburgo e região. Também é radialista e está à frente do jornalismo da Rádio Friburgo FM.
Nova Friburgo terá, em setembro, a primeira edição do Fricapoeira
A capoeira está presente na cultura brasileira e em Nova Friburgo diversos grupos preservam e disseminam essa tradição. Além das atividades regulares, com treinamentos e rodas em localidades do município, alguns eventos ajudam a reunir e mostrar para o público um pouco mais sobre a modalidade.
Nesse contexto, o grupo Integração Capoeira Unidos pela Arte vai promover a primeira edição do Fricapoeira, um festival com a presença de vários grupos do estado do Rio de Janeiro. Estão previstas trocas de graduação, formaturas e outras atrações durante o evento, a ser realizado no dia 28 de setembro, no Sindicato dos Têxteis de Nova Friburgo.
O grupo Integração Capoeira Unidos pela Arte vem desenvolvendo trabalhos na cidade com crianças, adolescentes e adultos. O comando é de Claudio Márcio Sobrinho Bittencourt, conhecido no mundo da capoeira como Mestre Ligeirinho, que se iniciou nesta modalidade, em 1989, em Nova Friburgo, e desde 1995 desenvolve os trabalhos de capoeira no município, em diversos espaços, como escolas, academias, entre outros.
Em sua trajetória, se formou professor de capoeira em 1997, na cidade vizinha de Cachoeiras de Macacu, e no ano de 2011, com a graduação de Mestrando, fundou o Centro Cultural Unidos pela Arte da Capoeira. Desde então, Ligeirinho contribui para formar alunos, graduados e professores. Em 2013 se formou em Mestre de Capoeira na cidade de Nova Friburgo.
A Capoeira
Expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música, a capoeira tornou-se ao longo dos anos uma importante ferramenta de inclusão social. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de outros movimentos.
Outra característica marcante, que a torna diferente de outras artes marciais, é a musicalidade: os praticantes aprendem também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Elementos suficientes para o reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que tornou a roda de capoeira um bem cultural, em 2008.
A Confederação Brasileira de Capoeira (CBC) é um dos principais sistemas que organizam e unificam a graduação da capoeira. A graduação adotada pela CBC é feita por cordas seguindo as cores da bandeira nacional, e há alguns estágios a serem seguidos. O primeiro é o cordão verde (aluno), com permanência de um ano, seguindo pelo amarelo, azul, verde-amarelo, verde-azul, amarelo-azul, verde-amarelo-azul, branco-verde (tornando-se monitor); branco-amarelo (professor), branco-azul (contra-mestre) e o cordão branco, para mestre, título postulado pelo reconhecimento dos mestres mais antigos.

Vinicius Gastin
Esportes
Jornalista e apaixonado por esportes, responsável pela coluna de esportes do Jornal A Voz da Serra desde 2012, dando vez a todas as modalidades esportivas de Nova Friburgo e região. Também é radialista e está à frente do jornalismo da Rádio Friburgo FM.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário