Brilhando

Vinicius Gastin

Esportes

quarta-feira, 21 de maio de 2025

Etapa do Estadual de Futmesa tem participação destacada de friburguenses

A AFFM / Friburguense teve participação destacada na 3ª Etapa do Campeonato Estadual Individual de Futebol de Mesa, Regra 12 Toques. O evento, promovido pela Fefumerj, foi realizado no último final de semana, na sede do Botafogo Futmesa, no centro do Rio de Janeiro. A competição levou o nome de Copa Manoel Gomes Tubino, em homenagem àquele que oficializou o Futebol de Mesa como esporte no Brasil, em 1988.

Na categoria Adulto, com confrontos equilibrados ao longo do dia, o destaque ficou por conta de Thiago Penna, que se sagrou campeão ao superar Marcus Vinicius, atleta friburguense que defende o Fluminense, na final. Marcelinho Dias (América) garantiu a terceira colocação, enquanto o tricolor Marcos Antunes completou o pódio com o quarto lugar, mantendo a sua liderança do Ranking Estadual.

Na Série Prata, destinada aos atletas que não avançaram à fase principal, o título ficou com o atleta rubro, Ramos, que superou Marco Antônio, do Vasco da Gama, em uma final disputada entre dois atletas com idade para a categoria Master. Na decisão do terceiro lugar, João Victor, do Petropolitano, levou a melhor sobre Rodrigo Adão, do América.

A etapa foi marcada por disputas equilibradas e pela participação de representantes de diversos clubes tradicionais do estado, como Friburguense, América, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Petropolitano e Vasco da Gama, reafirmando a força e a tradição do Futebol de Mesa fluminense.

No dia anterior, pela na categoria Master (atletas acima de 48 anos), botonistas do Friburguense, América, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Petropolitano e Vasco da Gama, batalharam pelo título. O grande destaque da etapa foi Vinicius Mendes, do Flamengo, que conquistou o título da categoria ao vencer Evandro Gomes, do Vasco da Gama, por 5 a 4, em uma grande final. Márcio, do Friburguense, garantiu o terceiro lugar, enquanto Renato Kort, também do Vasco, completou o pódio com a quarta colocação.

Já na Série Prata, o campeão foi Cláudio Novelli, do Petropolitano, ao superar Christofer, do Friburguense, na final. Completaram o pódio na 3ª e 4ª colocações, respectivamente, Reynaldo (Fluminense) e Naldo (América). Na Série Bronze, o campeão foi Fred, do Fluminense, após superar Antônio (Friburguense) na final. Marco Pessoa, do Petropolitano, completou o pódio na 3ª posição.

Nomeada em homenagem ao professor Manoel Gomes Tubino, a etapa celebrou a memória de quem oficializou o Futebol de Mesa como esporte no Brasil, em 29 de setembro de 1988, quando era conselheiro-presidente do Conselho Nacional de Desportos (CND). Seu filho, o jornalista e professor Fábio Tubino, esteve presente na competição, acompanhou as disputas e posou para fotos com representantes de todos os clubes participantes.

A próxima etapa da competição acontece nos dias 12 e 13 de julho, na sede do Friburguense Atlético Clube, em Nova Friburgo.

  • Foto da galeria

    Friburguense foi ao pódio na categoria Máster em mais uma etapa da 12 Toques (Crédito: Divulgação / Fefumerj)

  • Foto da galeria

    Marcus Vinicius, defendendo o Fluminense, foi um dos destaques na categoria Adulto (Crédito: Divulgação / Fefumerj)

  • Foto da galeria

    Christofer, do Friburguense, conquistou a segunda posição na Série Prata da Máster (Crédito: Divulgação / Fefumerj)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.