Desafio no Sul

Vinicius Gastin

Esportes

quinta-feira, 01 de maio de 2025

Com atletas da AFFM, Rio busca novos títulos nacionais no futmesa

Com atletas da AFFM / Friburguense, os botonistas do Rio de Janeiro vão encarar mais um grande desafio. Representado por uma delegação composta por 28 atletas, sendo cinco do Tricolor da Serra, o estado será um dos destaques do 35º Campeonato Brasileiro Individual de Futebol de Mesa, que acontece a partir desta quinta-feira, 1º, e segue até o próximo domingo, 04 de maio, na capital gaúcha.

A competição, na regra 12 toques, é disputada no Clube Sogipa (Sociedade de Ginástica Porto Alegre), em Porto Alegre (RS). O evento é organizado pela Federação Gaúcha de Futebol de Mesa (FGFM), com chancela da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM).

O torneio reúne 233 atletas, sendo 122 na categoria Adulto (principal), 96 na Master (48+) e 15 na Sub-18. Participam jogadores de 13 estados (Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), além do Distrito Federal. Há representantes de clubes tradicionais como o Friburguense, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, América, Petropolitano, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Internacional, Londrina, Sport, Atlético-GO e Avaí.

Na categoria Adulto, o Friburguense será representado por Hiago, Lucas Boa Morte, Pirica, Thiel. Já na Master, o Tricolor contará com Marcio Pires. O América tem a maior delegação do Rio de Janeiro, com seis atletas, enquanto Vasco da Gama e Friburguense contam com cinco representantes cada. Flamengo e Fluminense levaram quatro atletas, o Petropolitano três e, o Botafogo, um representante.

A competição tem transmissão ao vivo pelo canal Mundo Botonista, no YouTube, veículo oficial do 35º Campeonato Brasileiro Individual de Futebol de Mesa.

TRAJETÓRIA

O Rio de Janeiro já conquistou 26 títulos brasileiros individuais ao longo da história. Pelo Vasco da Gama, o friburguense Marcus Vinicius, atualmente no Fluminense, foi vice-campeão adulto nas duas últimas edições, em 2023 e em 2024. O último título do estado nessa categoria veio com Victor Heremann (Vasco da Gama), em 2018, em Londrina. Hoje, ele defende o São Paulo. Na categoria Master, o último campeão do Rio é Armando (Flamengo), vencedor em 2022, no estádio do Morumbi, em São Paulo, e que busca repetir o feito este ano.

O Vasco da Gama é o único clube do Brasil com conquistas nacionais em todas as categorias: Sub-15, Sub-18, Adulto e Master. O Friburguense acumula uma conquista recente, em 2015, na categoria Sub-18, com Vinícius Esteves.

  • Foto da galeria

    Jogo recente contra a equipe do River, em Nova Friburgo: botonistas em preparação (Foto: Divulgação Vinicius Gastin)

  • Foto da galeria

    Sede da AFFM segue recebendo atletas e fãs do tradicional futebol de mesa (Foto: Divulgação Vinicius Gastin)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.