Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Rio em destaque

Vinicius Gastin
Esportes
Botonistas do Estado vão bem no Brasileiro de Futmesa; Frizão participa
Com a participação de botonistas da AFFM / Friburguense, o Rio de Janeiro brilhou no 35º Campeonato Brasileiro Individual de Futebol de Mesa – Regra 12 Toques, realizado de 1º a 04 de maio, na Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa).
A Federação do Rio de Janeiro esteve representada por 13 atletas, e na categoria Máster (48+) teve Evandro Gomes, do Vasco da Gama, como campeão. Ele venceu a final por 6 a 5 contra o experiente Norberto Bergamini, do Maria Zélia (SP).
Outro bom resultado veio com Armando Amendolla, do Flamengo, que terminou na 8ª colocação. Também jogaram a Série Ouro, o vascaíno Bad, o rubro Moacir e o rubro-negro Cal, garantindo mais três cariocas entre os melhores da competição. Márcio Pires, do Friburguense, também participou. A categoria Master contou com 96 atletas.
Na categoria principal, a Adulto, o Rio de Janeiro foi representado por 14 atletas. O grande destaque foi Thiago Penna, do Vasco da Gama, que terminou na terceira colocação. Ele perdeu a semifinal para Robertinho, do Meninos F.C, que se sagrou campeão ao vencer Galdeano, do Corinthians, na final por 4 a 2. Outro bom resultado veio com os vascaínos Nando e Igor Quintaes, que terminaram na 11ª e 15ª colocações, respectivamente. Estes foram os três atletas do Rio de Janeiro classificados Série Ouro.
Na Série Prata, o friburguense Marcus Vinicius, defendendo o Fluminense, foi o grande campeão. Depois de dois anos seguidos, sendo vice da Série Ouro, o atleta do Tricolor das Laranjeiras não obteve a classificação no último dia para a Série Ouro, mas conquistou mais um caneco. Hiago, do Friburguense, venceu a 5ª Divisão. Participaram ainda, pelo Frizão, Thiel, Pirica e Lucas Boa Morte. A categoria adulto contou com 128 atletas.
O evento reuniu mais de 200 botonistas, de 13 estados e do Distrito Federal. Foi organizado pela Federação Gaúcha de Futebol de Mesa, com chancela da CBFM, apoio da Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (Feci)) e da Associação Desportiva e Social do Esporte (Adesp).
O Rio de Janeiro acumula 27 títulos brasileiros individuais ao longo da história. Pelo Vasco da Gama, o friburguense Marcus Vinicius, atualmente no Fluminense, foi vice-campeão adulto nas duas últimas edições, em 2023 e em 2024. O último título do estado, na Adulto, veio com Victor Heremann (Vasco da Gama), em 2018, em Londrina.
Na categoria Máster, até então o último campeão havia sido Armando (Flamengo), em 2022. O Vasco é o único clube do Brasil com conquistas nacionais em todas as categorias. O Friburguense acumula uma conquista recente, em 2015, na Sub-18, com Vinícius Esteves.

Vinicius Gastin
Esportes
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário