Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Você conhece?

Vinicius Gastin
Esportes
Processo natural, Sarcopenia pode ter efeitos minimizados com dieta e exercícios
Com o passar dos anos e o avanço da idade, o ser humano naturalmente sentirá os mais diversos efeitos em seu corpo. Um desses processos inevitáveis é a sarcopenia, reconhecida como doença pela Organização Mundial da Saúde, desde 2016. Trata-se de uma condição definida pela perda de massa e função do músculo esquelético. Mesmo que sarcopenia e envelhecimento estejam fortemente ligados, o desenvolvimento pode estar associado a doenças que não são exclusivamente notadas em idosos.
“Com o passar dos anos, todos nós perderemos massa muscular e parte da nossa força, o que pode provocar perda de autonomia em nossas atividades, aumento do risco de queda, redução no desempenho físico em atletas e redução da capacidade para fazer atividades de rotina. É um fenômeno fisiológico. A diferença é que, para quem faz exercício e se alimenta bem, o processo é mais lento. Muitas vezes até mesmo a perda da massa muscular, pois o músculo se adapta. O exercício é fundamental, especialmente os de força, como musculação, pilates, ginástica, crossfit, calistenia e outros”, explica o nutricionista e educador físico Felipe Monnerat.
A sarcopenia é uma condição frequente, embora pouco diagnosticada, com o número de pessoas acometidas pela doença crescendo com o aumento da idade. A redução da força e da massa muscular está associada a efeitos adversos a curto e longo prazo. A sarcopenia está relacionada a vários comprometimentos da saúde que se estendem desde quedas e fraturas ao comprometimento cognitivo, com alterações da memória e quadros depressivos, incapacidade para as atividades de vida diária, como deambular sozinho; perda da independência e maior risco de óbito.
“Também existe a sarcopenia decorrente de outras causas, como doenças neurológicas, câncer, traumas, fraturas e outros. Mas para todos esses casos existe tratamento, através do exercício e fisioterapia. Mas é importante pontuar que a massa muscular perdida não retorna. Só é possível aumentar a massa magra e a força muscular, através do treinamento que chamamos de hipertrofia”, explica o profissional.
A prevenção da perda da massa muscular e do possível quadro de sarcopenia é fundamental para o envelhecimento saudável. Atualmente, sabe-se que o seu desenvolvimento se inicia antes do envelhecimento. A prática regular de exercícios físicos, em especial as atividades de resistência (força ou musculação), e a alimentação balanceada, com ingestão de calorias e proteínas em quantidades direcionadas à fase de vida do indivíduo, representam os pilares para a prevenção da doença.
“Existem alguns suplementos importantes para o controle do processo, principalmente quando associados a uma alimentação correta e aos exercícios, como a creatina, o HMB, o whey protein e outros pré-treinos que participam retardando a fadiga e melhorando o rendimento do exercício. No mínimo duas vezes por semana, nós devemos cuidar da nossa massa muscular, com a devida supervisão profissional”, finaliza Monnerat.
Estudos demonstram que o treino de resistência, realizado por meio do próprio peso corporal, com auxílio de pesos livres, halteres, faixas ou máquinas de resistência apresenta efeito positivo na quantidade (massa) e qualidade muscular (força), reduzindo ou retardando os efeitos do envelhecimento na musculatura. Não menos importante é o tratamento e acompanhamento regular de doenças que podem ocasionar comprometimento muscular, como as metabólicas.
O tratamento da sarcopenia é baseado principalmente no estímulo muscular por meio de exercícios físicos de resistência e no suporte proteico-calórico adequado a cada caso. Até o momento, não há medicamentos direcionados e aprovados para o tratamento da doença, embora alguns estudos estejam sendo realizados.

Vinicius Gastin
Esportes
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário