Transtornos de Personalidade

César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Transtorno de Personalidade é uma alteração grave do caráter da pessoa. Existem vários tipos. Nossa personalidade nos torna quem somos, influenciando como nos expressamos, como vemos o mundo e como interagimos com os outros. Uma pessoa com uma personalidade saudável consegue lidar com o estresse da vida, cultiva relacionamentos íntimos e desenvolve boas amizades. Mas, há pessoas com padrões de pensamento, sentimento e comportamento que diferem muito das expectativas de uma população. Esses casos são diagnosticados com o que chamamos transtorno de personalidade.

O Manual DSM-5-TR classifica estes transtornos em 3 Grupos ou Clusters. No Grupo A estão: 1)Transtorno de personalidade paranoica: desconfiança crônica e generalizada de outras pessoas; suspeita de ser enganado ou explorado por amigos, familiares e parceiros. 2)Transtorno de personalidade esquizoide: há isolamento social e indiferença em relação aos outros, atinge um pouco mais homens do que mulheres, são pessoas frias ou retraídas, sem contatos próximos, preocupadas com introspecção e fantasia. 3)Transtorno de personalidade esquizotípica: comportamento, fala, aparência, crenças estranhas e dificuldade em formar relacionamentos.

No Grupo B estão: 1)Transtorno de personalidade antissocial: surge mais na infância, ao contrário da maioria dos outros transtornos de personalidade que iniciam na adolescência ou idade adulta. Sintomas incluem desconsiderar regras e normas sociais e falta de remorso pelos outros. 2)Transtorno de personalidade limítrofe: instabilidade nas relações interpessoais, emoções, autoimagem e comportamentos impulsivos. 3)Transtorno de personalidade histriônica: com emocionalidade excessiva e busca de atenção levando à comportamentos socialmente inadequados para chamar atenção. 4)Transtorno de personalidade narcisista: ligado ao egocentrismo, autoimagem exagerada, falta de empatia pelos outros, muitas vezes impulsionado por fragilidade de si mesmo. Esses tipos de transtorno têm taxa de suicídio 50 vezes maior do que a da população em geral.

No Grupo C estão: Transtorno de personalidade evasiva: inibição social e evitação alimentado por medos de inadequação e críticas. 2)Transtorno de personalidade dependente: medo de ficar só fazendo que leva a tentar fazer com que outras pessoas cuidem deles. 3)Transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo: preocupação com a ordem, perfeição e controle dos relacionamentos.

Quem tem transtorno de personalidade em geral não reconhecem esse sofrimento, e perturbam as pessoas ao redor. Fatores genéticos e ambientais, traumas infantis, incluindo abuso verbal contra a criança, favorecem o surgimento desse problema de saúde mental. Estudos sugerem que crianças que sofrem abuso verbal têm três vezes mais chances de ter transtorno de personalidade limítrofe, narcisista, obsessivo-compulsivo ou paranoico na adolescência e na idade adulta.

Estes transtornos são difíceis de tratar por serem padrões de personalidade de longa data. O tratamento visa reduzir sintomas como ansiedade e depressão; ajudar a pessoa a entender os problemas dentro dela; mudar comportamentos socialmente indesejados como a imprudência, isolamento social, falta de assertividade, explosões de temperamento e modificar traços de personalidade problemáticos como dependência, desconfiança, arrogância e manipulação.

A medicação pode ser útil para tratar a depressão ou ansiedade associada ao transtorno. Dependendo dos sintomas a pessoa pode precisar de medicamentos para ansiedade, antidepressivo, antipsicótico ou estabilizador do humor.

Quem sofre de um transtorno desses, quanto mais souber sobre a doença, melhor entenderá e lidará com os sintomas. A prática de exercícios físicos, alimentação natural e bom sono auxilia na melhora da ansiedade e depressão, assim como evitar álcool e outras drogas ilícitas favorece alguma melhora.

_______

Cesar Vasconcellos de Souza

www.doutorcesar.com

www.youtube.com/claramentent

Tik-Tok  @claramentent

Publicidade
TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.