A Academia Friburguense de Letras (AFL) promove cerimônia nesta sexta-feira, 23, às 19h, para empossar a nova diretoria da instituição que tem como novo presidente, o escritor e acadêmico Alberto Lima Abib Wermelinger Monnerat. A cerimônia acontecerá na na sede da AFL, a “Casa de Júlio Salusse”, na Praça Getúlio Vargas, 71. Os novos membros da diretoria irão assumir suas funções pelo período de maio a 31 de dezembro deste ano. Eles foram eleitos no último dia 26 de abril e integram a chapa única “Acadêmicos em Ação”.
Além de Alberto Wermelinger na presidência integram a nova diretoria da AFL, o padre Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça (vice-presidente); o colunista de A VOZ DA SERRA, Robério Canto, como secretário; a também colunista do jornal, Tereza Malcher, como tesoureira, e Maria Maia de Mello, na diretoria cultural. O conselho fiscal será formado pelos acadêmicos Catherine Beltrão, George Pacheco e João Hélio Rocha.
O novo presidente é natural de Duas Barras, tem 79 anos, é economista diplomado em Ciências Econômicas em 1975. Funcionário aposentado do Banco Central do Brasil, atuou como liquidante de bancos e instituições do mercado financeiro. Foi diretor financeiro de diversas empresas governamentais brasileiras no exterior, tendo também realizado inúmeras missões oficiais na Europa e Ásia.
Descendente de emigrantes libaneses, pelo lado paterno, e de portugueses e suíços pelo lado materno (famílias Wermelinger-Egli, Monnerat-Koller, Borer-Wehrli, Stutz-Huber), dedica-se ao intercâmbio com a Suíça, por meio de várias entidades e atividades. É autor de vários livros, entre eles, “A Família Wermelinger - uma aventura em dois continentes”, “E os suíços chegaram”, “Pierre Nicolas Chenaux – O herói da Gruyère e sua marca no Brasil (A família Thurler) e “Tera Novala”, entre outros.
Deixe o seu comentário