Transporte coletivo. Começa a transição dos cartões Riocard para o Partiu

Usuários do vale-transporte têm até 31 de outubro para fazer a troca. Para estudantes e beneficiários de gratuidade mudança será em 2026
terça-feira, 19 de agosto de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Secom-NF)
(Foto: Secom-NF)

Atenção usuários dos ônibus urbanos de Nova Friburgo que utilizam os cartões vale-transporte e expresso para pagamento das passagens. Já começou a troca dos cartões Riocard Mais para o novo cartão Partiu, criado pelo consórcio Mais Friburgo. O início da operação dos novos cartões Partiu nos ônibus e vans da empresa Friburgo Auto Ônibus (Faol) começou nesta terça-feira, 19, na nova loja do cartão Partiu, na Rua Ernesto Brasílio, no Centro, mesmo espaço da loja Riocard. 

Os usuários do transporte coletivo, no entanto, não precisam ter pressa. A transição ocorrerá ao longo de três meses e até 31 de outubro, os cartões Riocard Mais poderão ser utilizados normalmente nos ônibus urbanos do município. A troca dos cartões é gratuita e a loja do cartão Partiu funciona neste período inicial de transição em horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. 

O consórcio Mais Friburgo destaca que os funcionários de empresas que utilizam os cartões vale-transporte não precisarão ir até a loja do Partiu para fazer a troca. Esse procedimento será feito pelas próprias empresas. Somente devem ir à loja fazer a troca os usuários que possuem os cartões modelo expresso. Os estudantes da rede pública, idosos e demais beneficiários de gratuidade não precisam trocar os cartões. Os modelos Riocard Escolar e Sênior continuarão valendo. A substituição só ocorrerá no ano que vem. 

(Foto: Secom-NF)

Os cartões Riocard Mais permanecerão válidos para utilização nos ônibus intermunicipais das empresas 1001 e Brasil. O Partiu será aceito somente nos ônibus e vans da empresa Faol.

Monitoramento dos ônibus em tempo real 

Junto ao início das operações do cartão Partiu, a Prefeitura de Nova Friburgo inaugurou, com cerimônia na segunda-feira, 18, o Centro de Monitoramento, Transparência e Controle do Sistema de Bilhetagem Eletrônica do município (CMTC). A novidade tem o objetivo de revolucionar a mobilidade urbana com previsibilidade e inovação. O novo setor fará o monitoramento em tempo real dos ônibus das linhas urbanas municipais

Outro benefício é a possibilidade dos usuários do transporte coletivo  acompanharem a localização de ônibus e vans municipais, permitindo a redução do tempo de espera nos pontos e o melhor planejamento do tempo a ser gasto nos trajetos entre a casa, trabalho e estudo. Com a modernização, Nova Friburgo também se alinha às melhores práticas de mobilidade do país e garante que as pessoas estejam no centro das decisões. 

Para a prefeitura, o sistema permitirá um salto de qualidade na fiscalização e no controle das operações. O CMTC dará visibilidade total à frota da empresa Faol, possibilitando ajustes imediatos em linhas e horários. Já o cartão Partiu traz mais segurança e transparência à arrecadação, fortalecendo a gestão financeira do transporte público. 

“Mobilidade não é apenas deslocamento, é qualidade de vida. Dar previsibilidade ao trabalhador significa mais tempo com a família, menos estresse no trajeto e maior confiança no transporte público”, destacou o prefeito Johnny Maycon no lançamento do CMTC, junto ao vice-prefeito Rodrigo Ascoly. 

 

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: