Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
A VOZ DA SERRA tem sempre uma diretriz para o dia a dia da gente

Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
No ambiente familiar sempre tivemos cães. Dos gatos eu mantinha certa distância. Porém bastou minha filha, Fernanda, adotar um deles e a indiferença se dissipou. Logo de início, o bichano ganhou uma crônica intitulada “Alguém para chamar de amor”. E, gradativamente, José Bonito, o Fubá, não só ganhou todos os espaços da casa, mas dos nossos corações. Agora eu digo: gato, só não gosta quem não tem! Aliás, seja lá qual for a espécie, é só adotar e se apaixonar. O Caderno Z nos trouxe o tema que é puro encantamento – “Pets – paixão nacional que atua de forma positiva nas famílias multiespécies”.
Em realce, a nova formação familiar entre pessoas e seus pets, numa tendência mundial, inclusive. Muitas vezes, esses agregados “são colocados na posição de filhos”. Mas isso está virando um procedimento comum, pois os temos como membros da família. Conversamos e eles nos entendem. Os cães, principalmente, respondem de forma instantânea aos comandos, mesmo que não tenham sido adestrados.
O fato é que já está mais do que provado que animais de estimação fazem bem aos humanos. Muito mais até do que nós a eles. São de uma fidelidade ímpar. É mais do que natural, “pessoas que falam com seus pets como se fossem gente”. Nosso próprio entendimento nos dá o feedback que queremos ouvir e isso inclui “sociabilidade, instinto de cuidado, simplicidade, empatia, criatividade e imaginação”.
Quanto ao hábito de humanização dos pets, nada contra, desde que isso não interfira nas características essenciais do animal. Alexandre Rossi, especialista no assunto, explica que “os pets são animais com necessidades e instintos próprios. Ou seja, apesar do seu cachorro ser o seu filho, ele continua sendo um cachorro, ele é de outra espécie”.
A doutora Isabela Ciniello, oftalmologista ressalta: “Seu pet merece cuidados médicos, também amor, atenção e um ambiente feito para ele”. Com tratamentos avançados, muito além do básico habitual, “na terapia multiespécies acessamos o campo invisível entre o tutor e o pet para ouvir o que não dito. Vamos até a raiz do sintoma trazendo equilíbrio para a família humana e animal. É mais do que uma sessão, é um reencontro. Se seu pet está tentando dizer algo, vamos escutar juntos?”, convida Isabela. Ter abrangência nos cuidados requer também alimentação saudável e a PetFarma é mais do que uma loja especializada. “É um espaço de cuidado, respeito e confiança, onde cada cliente e cada animal são tratados como parte da nossa família”. Que beleza!
Cientes de nosso dever no trato com os bichinhos de estimação, numa outra extremidade da gangorra social estão crianças merecendo toda atenção e cuidados “para impedir a exploração infantil e garantir um ambiente digital seguro”. A psicóloga Thatiana Erthal explica que “o fenômeno de adultização é um processo de antecipar papéis e responsabilidades para os quais crianças e adolescentes ainda não estão preparados”. Realmente estamos à mercê de uma reviravolta desenfreada. Já tem sido comum observar crianças de 9, 10 anos de idade com atitudes e reações que caracterizaram os adolescentes de 15, 16 anos dos anos 90. Entre propostas de regulamentação de leis para uso das redes sociais, o elemento fundamental é a família e a doutora Thatiana recomenda: “Conversar com os filhos, não para dar sermões, mas para ouvir o que pensam e sentem. É preciso se aproximar com humildade para conhecer de verdade quem está em formação...”. Os resultados podem surpreender.
Quanto ao uso de chupetas para jovens no combate ao estresse, caso que ganhou destaque nas redes sociais, como foi explicado, pode ser modismo de redes sociais ou fuga para tratar problemas emocionais. De qualquer forma, precisa receber atenção e cuidados clínicos.
Em tempo, um viva muito especial para a querida Marly Pinel, aniversariante da próxima quinta-feira, 21. A ela desejamos muitos carnavais, muitas luzes e saúde para bem aproveitar tudo de bom que a vida disponha em seus caminhos. Felicidades, amiga!

Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário