Acianf sobe ao palco nacional do associativismo e mira o futuro

Entidade realiza reunião histórica com criação de câmaras técnicas, novos núcleos e consolidação de pautas locais no cenário nacional
sexta-feira, 11 de julho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulção ACIANF)
(Foto: Divulção ACIANF)

Na última terça-feira, 8, diretores e conselheiros da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) se reuniram em uma sessão marcada por anúncios estratégicos e avanços institucionais. Sob a condução do presidente Roosevelt Concy e compartilhada pelo presidente do conselho deliberativo, Jackson Thedin, a reunião trouxe atualizações relevantes sobre números, projetos e o novo posicionamento da entidade no cenário estadual e nacional.

Com 1.600 associados ativos, a Acianf se consolida como a maior associação comercial do interior fluminense, dado apresentado por Ruan Chagas, executivo comercial da entidade, durante o panorama institucional exibido no encontro. Mas seu alcance vai além dos números locais.

G50+: Friburgo no radar nacional

Há quatro meses, a Acianf integra o grupo das 50 associações comerciais mais representativas do Brasil: o G50+ da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). A nomeação confere à entidade friburguense direito a voto em pautas federais, prioridade na articulação com ministérios e acesso antecipado a debates sobre reformas e políticas públicas. A conquista foi apresentada por Anne Marjie, coordenadora de Comunicação e Integração da Acianf, que destacou os impactos institucionais da adesão para Nova Friburgo.

(Foto: Divulção ACIANF)

Durante a reunião, foram exibidos vídeos do presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, e do presidente da Facerj, Robson Carneiro. Cotait reforçou: “Precisamos de Nova Friburgo participando efetivamente do nosso G50+. Nosso agradecimento à CACB por estarem conosco nessa luta”. Já Robson declarou: “Destaco o trabalho dessa associação que muito bem promove o associativismo. Vamos seguir juntos para fazer a diferença para aqueles que empreendem.”

Revisão do estatuto

Durante a reunião, a Dra. Sandra Simão realizou a entrega simbólica do estudo preliminar de revisão do Estatuto da Acianf a Jackson Thedin. A proposta permitirá à entidade participar de licitações públicas e captar recursos de maior envergadura para projetos estruturantes. A comissão de revisão é formada por Julio Cordeiro (Conselho Diretor), Fabiana Kaiuca e Fernando Cavalcante (Conselho Deliberativo) e Marilene Muller (Conselho Fiscal).

Centro Vivo

Foi oficializado também o primeiro núcleo setorial da Acianf: o Centro Vivo, coordenado pelo empresário Fernando Saleme Costa. O núcleo tem como missão requalificar a Avenida Alberto Braune e seu entorno, por meio de ações voltadas para vendas, capacitação de atendimento e melhorias urbanas com foco em acessibilidade e paisagismo.

“Iremos visitar empresários e lojistas para que possamos no futuro começar a pensar em outros distritos”, afirmou o presidente Roosevelt. Além de Fernando Cavalcante, participam do núcleo Evaristo Monteiro (vice-presidente de Comércio) e Bernardo Botelho (vice-presidente de Finanças).

Mobilidade e Infraestrutura

A criação da Câmara Técnica de Mobilidade e Infraestrutura, coordenada pelo conselheiro da Acianf e da Firjan, Antônio Carlos Celles Cordeiro, é uma aposta para enfrentar gargalos históricos com base técnica e diálogo institucional. A câmara pretende articular poder público, empresários, concessionárias e entidades especializadas.

Antônio Carlos destacou: “Para uma cidade ser turística, primeiro ela tem que ser boa para o cidadão”. Entre os projetos já em curso estão o monitoramento do novo Plano de Mobilidade Urbana, a renovação da concessão da Rota 116 e a proposta de estudo sobre a viabilidade da Estrada do Contorno. A Acianf já entregou um documento com propostas ao Legislativo estadual, com apoio do deputado estadual Bruno Boaretto, e articula a realização de uma audiência pública na Alerj. Também participam da câmara os líderes Jackson Thedin e Evaristo Monteiro (SETCANF).

Tributação 

O vice-presidente de Administração da Acianf, Juvenal Condack, apresentou a reestruturação da Câmara de Tributação e Impostos, agora dividida em dois núcleos: Liberdade Econômica e Desburocratização e Estudos Fiscais e Impacto Regional. O objetivo é acompanhar a regulamentação da Reforma Tributária, produzir conteúdo técnico para empresários e articular com o poder público melhorias práticas.

Um dos primeiros focos será aprofundar a aplicação da Lei de Liberdade Econômica no município, em parceria com Sérgio Tadeu Miranda, presidente do Conselho Fiscal da Acianf e subsecretário de Desenvolvimento Econômico.

Friburgo em rede

Com a criação de câmaras técnicas, a entrada no G50+ e o engajamento direto em pautas de impacto, a Acianf inaugura um novo ciclo institucional, posicionando-se como protagonista no desenvolvimento de Nova Friburgo. As ações recentes projetam a cidade além das suas fronteiras, com potencial de influenciar políticas públicas em níveis estadual e federal.

Ao mesmo tempo, a entidade mantém o olhar atento para o dia a dia de quem empreende no município, reforçando sua base comercial com propostas práticas e diálogo. Dessa forma, a Acianf se consolida como um vetor de transformação regional — técnica, política e economicamente preparada para fazer de Nova Friburgo um modelo de integração entre vocação empreendedora e força institucional.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: