Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Novos caminhos

Vinicius Gastin
Esportes
Jornalista e apaixonado por esportes, responsável pela coluna de esportes do Jornal A Voz da Serra desde 2012, dando vez a todas as modalidades esportivas de Nova Friburgo e região. Também é radialista e está à frente do jornalismo da Rádio Friburgo FM.
Conselho Nacional do Esporte aprova deliberações estratégicas
A 59ª reunião ordinária do Conselho Nacional do Esporte (CNE) foi realizada na terça-feira, 8, no Ministério do Esporte, em Brasília. Com uma pauta ampla e estratégica, o encontro reuniu representantes do setor esportivo brasileiro para deliberar ações fundamentais para o fortalecimento das políticas públicas e da governança do esporte no país.
Durante a abertura, o ministro do Esporte, André Fufuca, destacou a importância da reunião e a urgência das pautas discutidas. "Vamos unir mais uma vez o Conselho Nacional do Esporte e deliberar ações de caráter urgente, emergente e, principalmente, afetivas para o esporte nacional", afirmou o ministro.
Entre os principais pontos da pauta, foram aprovadas novas indicações para a composição da Comissão Técnica da Lei de Incentivo ao Esporte, da Procuradoria da Justiça Desportiva Antidopagem e do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD). A presidente da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Adriana Taboza, ressaltou o papel do Conselho na consolidação de um sistema de antidopagem justo e transparente.
"Hoje tivemos uma importante reformulação no Tribunal, com vacâncias decorrentes do término dos mandatos anteriores. Preenchemos todos os cargos respeitando a paridade de gênero, um dos nossos objetivos principais. É fundamental para que tenhamos um ambiente esportivo igualitário e justo para se trabalhar com integridade”, afirmou Taboza. Ela também destacou o avanço na regulamentação da comunicação com a comunidade antidopagem, por meio do artigo 75 do Código Brasileiro Antidopagem, que amplia a transparência e o acesso à informação.
A reunião também aprovou os relatórios de aplicação de recursos públicos destinados às entidades esportivas em 2024, com base na lei 13.756/2018 (Lei das Loterias). O balanço anual de repasses aos principais entes do sistema esportivo, como o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), o Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), foi analisado e validado pelo Conselho.
A secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, destacou a relevância técnica e social desse acompanhamento. "Nosso trabalho é importante porque avaliamos como o recurso das loterias foi realmente aplicado em prol do esporte nacional. É uma tarefa árdua, mas gratificante, pois garante que esses valores cheguem à ponta, aos atletas. Esse é o verdadeiro objetivo, fortalecer o movimento esportivo com responsabilidade e transparência", afirmou.
Representando o COB, o presidente Marcos La Porta reforçou a importância do CNE como instância de articulação estratégica para o futuro do esporte brasileiro. "O Conselho é mais do que um órgão para aprovação de contas. É um espaço de debate sobre os caminhos que queremos trilhar. Uma medalha olímpica começa com o esforço conjunto de todos. Por isso, nossa presença visa fortalecer essa rede de diálogo e cooperação", disse.
Ao final do encontro, foi apresentada ainda a proposta de estruturação do Sistema Nacional do Esporte (Sinesp), com destaque para a criação de uma base unificada de informações esportivas do país. O processo já está em curso com o levantamento de dados nos estados e municípios, com o objetivo de subsidiar a formulação de políticas públicas mais eficazes e integradas.

Vinicius Gastin
Esportes
Jornalista e apaixonado por esportes, responsável pela coluna de esportes do Jornal A Voz da Serra desde 2012, dando vez a todas as modalidades esportivas de Nova Friburgo e região. Também é radialista e está à frente do jornalismo da Rádio Friburgo FM.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário