Da sala para as quadras

Vinicius Gastin

Esportes

Jornalista e apaixonado por esportes, responsável pela coluna de esportes do Jornal A Voz da Serra desde 2012, dando vez a todas as modalidades esportivas de Nova Friburgo e região. Também é radialista e está à frente do jornalismo da Rádio Friburgo FM.

sábado, 23 de agosto de 2025

Intercolegial tem mais uma edição promovida em Nova Friburgo

Sucesso há mais de duas décadas, os Jogos Intercolegiais têm mais uma edição promovida em Nova Friburgo. Desde 2001, centenas de estudantes trocam as salas de aula pelas quadras e outros ambientes esportivos, numa promoção de saúde e interação entre as unidades escolares e os próprios alunos e alunas.

De fato, o evento ultrapassa gerações, tornando-se um dos maiores estímulos à prática esportiva em Nova Friburgo, contribuindo com a manutenção da cultura esportiva e, de forma efetiva, para a permanência do aproveitamento escolar de muitos alunos. Na avaliação dos organizadores, “o Intercolegial se tornou o maior evento de integração social da região, onde jovens de diferentes classes sociais, aprendem a conviver em harmonia.”

Na edição de 2025 são 30 escolas participantes, das redes municipal, estadual e privada. As disputas ocorrem nas categorias sub09, sub11 sub13, sub15, sub17 e 19, masculino e feminino, contemplando as modalidades de futsal, basquete 3x3, handebol, vôlei, com a intenção de trazer de volta o judô e o jiu-jitsu.

Os jogos e evento são realizados no Sesc e em alguns ginásios municipais de Nova Friburgo. As equipes campeãs, vices e terceiras colocadas são premiadas com troféus e medalhas.

 A divulgação dos jogos é feita de forma semanal, nos grupos dos professores e no Instagram @intercolegial.nf.

De acordo com regulamento, qualquer estabelecimento de ensino particular, municipal e estadual, reconhecido pelo MEC e sediado na cidade de Nova Friburgo e região, poderia participar dos Jogos. A ficha de inscrição de cada atleta é carimbada pela escola e assinada pelo responsável, concordando com os termos.   Todas as equipes devem ser comandadas por um professor de Educação Física, devidamente registrado e autorizado pela escola.

Na parte disciplinar, qualquer atleta, professor, pai ou torcedor que se envolver em ato de indisciplina, agressão física, ofensas morais ou verbais com outro atleta, professor, torcedor, árbitro, organizador ou seguranças, durante ou após a realização da partida, estará automaticamente expulso dos jogos.

Os Jogos Intercolegiais se transformaram em uma marca desde o seu primeiro ano, quando reuniram 1.568 alunos de 26 escolas na disputa de diversas modalidades esportivas.

“Este evento, ao longo de todos esses anos, ajudou a revelar diversos atletas, sendo eles encaminhados para grandes equipes. Agradecemos aos apoios do Tutti Frutti, Espaço ARP, Águas de Nova Friburgo, SAF Assistencial, Mix Artes, Centena Cursos, Sesc NF, Sincomercio, Prodesporte e Zoom”, completa a organização do evento.

  • Foto da galeria

    Os jogos de 2025 vão reunir centenas de jovens friburguenses em diversas modalidades e categorias (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    O evento existe desde 2001, e já se transformou em uma marca esportiva e educacional da cidade (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    As disputas vão movimentar diversos ginásios espalhados pelo município (Foto: Divulgação)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

Jornalista e apaixonado por esportes, responsável pela coluna de esportes do Jornal A Voz da Serra desde 2012, dando vez a todas as modalidades esportivas de Nova Friburgo e região. Também é radialista e está à frente do jornalismo da Rádio Friburgo FM.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.