Anvisa aprova insulina semanal para tratamento do diabetes tipo 1 e 2

Entenda o funcionamento do novo medicamento Icodeca, que ainda não está disponível no Brasil
quinta-feira, 17 de julho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
Anvisa aprova insulina semanal para tratamento do diabetes tipo 1 e 2

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou recentemente a primeira insulina semanal do mundo, um avanço significativo no tratamento de diabetes. Fabricada pela Novo Nordisk, a insulina basal Icodeca, comercializada com o nome Awiqli, é indicada para o tratamento da doença caracterizada por alterações nas taxas de glicose sanguínea, em adultos com diabetes tipo 1 e 2.

O endocrinologista Ruy Lyra da Silva Filho, presidente do Departamento de Diabetes da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), disse ao portal de notícias G1 que a chegada da insulina Icodeca representa uma revolução no tratamento da doença. "Esse tratamento vai trazer mais comodidade e qualidade de vida ao paciente diabético. Reduzir as aplicações de 365 para apenas 52 por ano representa um grande avanço", diz o endocrinologista.

Atualmente, o tratamento do diabetes tipo 1 envolve dois tipos de insulina: a basal, aplicada uma vez ao dia, e a insulina de ação ultrarrápida, utilizada antes das refeições. Já para os pacientes com diabetes tipo 2 que necessitam de insulina, o tratamento é feito com a basal, combinada a antidiabéticos orais.

Com a nova aprovação da Anvisa, a insulina Icodeca poderá substituir as insulinas basais glargina e degludeca, eliminando a necessidade de injeções diárias para esses pacientes. No entanto, as aplicações de insulina antes das refeições continuarão sendo necessárias.

A eficácia da insulina semanal foi testada em estudos clínicos que envolveram 583 adultos com diabetes tipo 1 e mais de 3.500 pacientes com diabetes tipo 2. Os resultados mostraram que a Icodeca tem um desempenho semelhante ao das insulinas basais aplicadas diariamente.

"Temos estudos tanto em diabetes tipo 1 quanto diabetes tipo 2 mostrando que a redução glicêmica foi similar. Isso é extraordinário. Você muda de insulina diária para semanal e mantém o controle glicêmico adequado", aponta o endocrinologista.

Apesar da aprovação no Brasil, a Novo Nordisk informou que ainda não há uma data prevista para o lançamento do medicamento no país. A insulina semanal já foi aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para adultos com diabetes tipo 1 e 2 e está disponível em países como Austrália, Suíça, Alemanha, Japão e Canadá. Além disso, nos Estados Unidos, o pedido de aprovação já foi submetido à FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos). 

Fonte: G1

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: