Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Conexões e partilhas na mágica da vida

Camilla Fiorito
Conversas de Dentro
Camilla é friburguense e psicopedagoga. Adora escrever e trabalhar com desenvolvimento socioemocional. Nesta coluna, escreve sobre os encontros entre o social e o emocional - espaços onde a vida, por vezes, nos pede pausa, coragem e escuta.
Se conectar com o outro requer muito mais do que simplesmente estar ao lado.
Uma conexão vai acontecendo meio tímida, com receios e dúvidas, sem saber onde vai chegar e parar.
Quando nos conectamos de forma verdadeira, nos despimos para o outro, tiramos todas as camadas que usamos no nosso dia a dia.
Uma vida corrida nos apressa nesse conectar e partilhar. Os encontros são remarcados, esquecidos, espaçados, escondidos. O nosso carro da Fórmula 1 passa com pressa pelos boxes, roncando os motores, sem tempo para pit stop, mesmo quando os pneus precisam ser trocados ou alinhados.
A vida mais parece uma corrida do que uma partilha.
O partilhar não é fácil. Por vezes, traz desconexões, uma comunicação difícil e acelerada, que pede um desacelerar que nem sempre conseguimos realizar.
Partilhamos alegrias, dores, sabores, vulnerabilidades, anseios, desejos, vitórias, derrotas, frustrações. E assim, nossas conexões vão sendo construídas ou perdidas.
Neste início das férias escolares, me encontro revisitando lugares, conhecendo mais as pessoas e novos espaços, experimentando comidas, quebrando estigmas, mas, principalmente, me (re)conectando e partilhando.
O carro escolhido para a minha corrida está passando pelos boxes devagar, bem lentamente, trocando os pneus e todas as peças avariadas que precisam ser mudadas. Sem pressa.
Uma partilha desacelerada traz conexões profundas com nós mesmos, com o outro, com o espaço que nos cerca. Esse espaço que, pouco a pouco, vai sendo modificado. Seja pelo tempo que vai chegando para todos de forma diferente, seja pelos olhares e visões que cada um de nós vai carregando consigo ao longo do percurso.
Mas o que seria da mágica da vida sem essas conexões e partilhas? As lembranças seriam mornas, sem o doce sabor das nossas descobertas? Será que esse encantamento seria tão profundo?
Modificar a pista desta corrida é uma tarefa longa. Nem sempre a ausência de obstáculos fará com que realizemos a melhor corrida. Assim como querer chegar primeiro que o outro não é uma opção, pois competir não faz parte do momento.
No final, mesmo uma partilha curta pode despertar conexões recheadas de leveza, trazendo encanto para a nossa jornada. Uma corrida que não para, mas que podemos escolher com quem queremos estar, conectando e partilhando.
Com isso, há entrega com profundidade e fortalecimento nas relações.
E você, já pensou com quem quer parar neste pit stop?
Até a próxima quarta!
……..
Contato
Site: www.camillafiorito.com.br
Instagram: @camilla.fioritoeduc

Camilla Fiorito
Conversas de Dentro
Camilla é friburguense e psicopedagoga. Adora escrever e trabalhar com desenvolvimento socioemocional. Nesta coluna, escreve sobre os encontros entre o social e o emocional - espaços onde a vida, por vezes, nos pede pausa, coragem e escuta.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário