Campanha “Não finja que não me viu: ceda o lugar” completa um ano

Iniciativa do Detro-RJ já realizou 16 ações e abordou quase 9 mil pessoas em todo o estado
quarta-feira, 20 de agosto de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Detro-RJ)
(Foto: Detro-RJ)

O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) realizou, na terça-feira, 19), uma ação especial na Central do Brasil e no Terminal Américo Fontenelle para marcar o primeiro ano da campanha educativa “Não finja que não me viu: ceda o lugar”. A iniciativa chama a atenção para o respeito à preferência a assentos nos transportes intermunicipais e já impactou diretamente quase nove mil pessoas em 16 ações de conscientização realizadas em todo o estado.

A campanha busca reforçar a cultura da gentileza nos transportes públicos, incentivando que passageiros cedam lugar a quem tem prioridade por lei. O direito ao uso preferencial em todos os assentos de ônibus e vans intermunicipais é garantido pela lei estadual 8.415, contemplando idosos, gestantes, obesos, pessoas com deficiência, pessoas com crianças de colo e também aquelas com mobilidade temporariamente reduzida.

Além de orientações educativas junto à população, a iniciativa conta com a atuação dos fiscais do Detro-RJ nos terminais rodoviários do Grande Rio e do interior, que verificam as condições dos ônibus intermunicipais e sua acessibilidade. “Nosso objetivo é transformar um simples ato de empatia em hábito. A prioridade no transporte público é um direito, mas também deve ser enxergada como um gesto de respeito e cidadania”, afirmou o presidente do Detro-RJ, Raphael Salgado.

(Foto: Detro-RJ)

Ao longo de seu primeiro ano, a campanha foi realizada em locais estratégicos de grande fluxo de passageiros de todo o estado, como terminais rodoviários, contando com distribuição de materiais informativos, palestras e abordagens diretas aos usuários do transporte coletivo intermunicipal.

Ações educativas

A campanha “Não finja que não me viu: Ceda o lugar” soma-se a outras iniciativas educativas do Detro-RJ, como a “Não dê carona ao assédio”, que combate a importunação sexual nos ônibus e vans intermunicipais, e a "Todos são passageiros e passageiras", voltada à acessibilidade de coletivos e gratuidade do Vale Social. Caso o passageiro verifique alguma irregularidade ou violência nos transportes intermunicipais, é possível entrar em contato com a Ouvidoria do Detro. Basta acessar o portal OuvERJ, no link https://www.rj.gov.br/ouverj/ .

(Foto: Detro-RJ)

 

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