Combate ao abuso sexual será tema de audiência pública

Debate na Câmara de Vereadores está marcado para o próximo dia 19
sexta-feira, 09 de maio de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A Câmara Municipal de Nova Friburgo vai realizar no próximo dia 19  uma audiência pública sobre o Dia Nacional de combate ao Abuso e à Exploração Sexual de crianças e adolescentes (dia 18). Segundo o vereador, propositor do debate, Maicon Gonçalves, o objetivo é buscar sugestões e melhorias para as políticas públicas voltadas para este tema.

O tema tem bastante relevância em Nova Friburgo. Na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) do município, de acordo com reportagem recente de A VOZ DA SERRA, estão em andamento investigações de 46 casos de estupro de meninas e/ou adolescentes, de 0 aos 14 anos. São casos registrados desde 2017. Entre 2014 (ano do início da divulgação pelo ISP) e 2022, foram registrados no município 408 casos de estupro de menores de 18 anos. Em 2022, foram 37 casos; 2021, 44; 2020, 45. O ano com maior número de registro de estupro de menores foi 2019, com 49 ocorrências.

Para debater o tema, foram convidados o deputado federal, Luiz Lima (PL); a juíza da 1ª Vara da Infância de Nova Friburgo, Adriana Valentim Andrade do Nascimento; a promotora da Área de Infância da Defensoria Pública de Nova Friburgo, Denise Tarin; a delegada da Deam, Mariana Thomé de Moraes, além de representantes das secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde, Conselho Tutelar e outros coletivos como os programas Íris, Naca e Evoluir.

A audiência pública tem início previsto para 18h, estará aberta ao público e será transmitida ao vivo pela Rádio Câmara e TV Câmara.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: