Neste domingo, 10, será celebrado o Dia dos Pais, uma das datas mais esperadas pelo comércio devido a expectativa de maior movimentação financeira com a compra de presentes. Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), divulgada nesta semana, revela que os lojistas fluminenses estimam que o Dia dos Pais gere uma movimentação financeira de R$ 258,90 milhões este ano no comércio fluminense. O levantamento do Ifec (Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises) revelou ainda que 44,4% dos consumidores entrevistados pretendem comprar presentes para os pais. O gasto médio deverá ser de R$ 161 por pessoa. A pesquisa foi feita em municípios da Região Metropolitana do Rio e também do interior.
Em Nova Friburgo, os comerciantes estão otimistas e apostam no aumento das vendas. O Sindicato do Comércio Varejista do município (Sincomércio), a exemplo de outras datas comemorativas, autorizou as lojas a estenderem o horário de funcionamento nesta semana até 21h para facilitar os filhos a irem às compras agradando os papais no próximo domingo. Para estender o horário, no entanto, é preciso que o lojista tenha aderido ao termo da convenção coletiva da categoria.
Para alguns comerciantes friburguenses, a movimentação de clientes à procura de presentes para os pais ainda é tímida, mas a aposta é que as vendas aumentem nesta sexta-feira, 8, e, principalmente, no sábado, 9. “Não tem jeito. O brasileiro deixa tudo para a última hora mesmo. Muita gente já tem aproveitado a hora do almoço para olhar as vitrines e verificar a opção de presentes, mas as compras devem ficar para a véspera do Dia dos Pais como acontece todos os anos. Muitos clientes esperam receber o salário para comprar”, reconhece um lojista.
Várias lojas especializadas em artigos masculinos na Avenida Alberto Braune e nos shoppings Friburgo e Cadima investiram em promoções e decorações especiais das vitrines para seduzir os clientes. Roupas, calçados, acessórios e eletroeletrônicos, mais uma vez, devem ser os itens mais procurados.
Deixe o seu comentário