A concessionária de energia elétrica Energisa promoveu um encontro recentemente com representantes dos órgãos municipais de Nova Friburgo, para esclarecer dúvidas sobre o setor elétrico e as atribuições da distribuidora. Um dos destaques da reunião foi a poda de árvores costuma interferir na qualidade da energia fornecida, já que para a realização deste tipo de serviço é necessário o desligamento da rede e a mobilização de grande estrutura envolvendo vários órgãos.
Por isso, a concessionária esclareceu a necessidade do planejamento do plantio de árvores adequadas ao convívio com as redes elétricas e realização de podas preventivas para evitar o avanço de galhos na fiação aérea, medidas que contribuem para minimizar as interrupções no fornecimento de energia elétrica.
A Energisa também informou que o serviço de poda de árvores em espaços públicos é de responsabilidade da prefeitura, já em áreas privadas, cabe ao proprietário do imóvel ou terreno contratar um especialista para realizar a atividade. A concessionária só deve ser acionada, por questões de segurança, quando os galhos das árvores estiverem muito próximos ou já invadindo à rede elétrica.
Vale destacar que quando a poda não é realizada a tempo, os galhos das árvores ao emaranherem-se nos fios podem ocasionar curtos-circuitos, rompimento de cabos, interrupção do fornecimento de energia e até mesmo energizar a árvore, elevando o risco de incêndio e choque elétrico. Se os galhos estiverem próximos à rede elétrica a Energisa deve ser comunicada para realizar a retirada dos galhos com segurança, visto que suas equipes são capacitadas para intervir neste tipo de situação.
A concessionária pode ser acionada para este e outros tipos de serviço pelos seus canais de atendimento: aplicativo Energisa On, site www.energisa.com.br ou no call center 0800 032 0196.
Deixe o seu comentário