Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras iniciaram uma obra emergencial para contenção de um trecho do Córrego do Relógio, no bairro Vila Amélia. No local será construído um muro de gabião (estrutura de contenção flexível e permeável feita com caixas metálicas e preenchidas com pedras) para impedir o comprometimento de parte da Rua Teresópolis. No último dia 19 de abril, após um temporal, parte da via cedeu junto à margem do córrego e um veículo que estava estacionado no local caiu no leito. Desde então, o tráfego no local é escoado em meia pista.
A obra, no entanto, não contempla a execução de uma nova cobertura do córrego com tábuas de madeira. A Prefeitura de Nova Friburgo informou que essa intervenção será executada em outra oportunidade incluindo um projeto de construção mais abrangente e em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. A cobertura do córrego com um novo deck de madeira, no entanto, ainda não tem data prevista.
Um problema antigo
A falta de manutenção do Córrego do Relógio é uma reivindicação dos moradores da Vila Amélia e de motoristas que passam sempre por ali que se arrasta há pelo menos 14 anos, desde a tragédia climática de 2011. Eles denunciam a falta de um sistema de drenagem e da construção e da reestruturação do deck de madeira que cobria o córrego. Após a tragédia depois refez a cobertura com tábuas de madeira, mas a manutenção periódica não foi feita e o resultado não poderia ser outro: várias tábuas começaram a se soltar, outras se deterioraram com a ação do tempo e o perigo instalou-se no local que servia de passagem para pedestres ocasionando acidentes com pedestres.
Deixe o seu comentário