As inscrições da 4ª edição do programa Bolsa Atleta RJ, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, terminaram no último dia 5 com um recorde. A Secretaria estadual de Esporte e Lazer realizou 2.431 inscrições, um aumento de 98,94% em relação ao ano passado, quando foram registradas 1.222 adesões ao programa.
“Esse resultado confirma o compromisso do Governo do Estado com a valorização do esporte como instrumento de transformação social. Estamos investindo no presente e no futuro dos nossos atletas, garantindo que tenham condições reais de competir em alto nível e levar o nome do Rio de Janeiro ainda mais longe”, observou o governador Cláudio Castro.
O edital de seleção do programa Bolsa Atleta RJ foi publicado na edição de 11 de julho do Diário Oficial do Estado, com a oferta de bolsas de R$ 500 a R$ 5 mil para atletas e paratletas de cinco categorias, que vão do nível estudantil até o olímpico.
“Encerramos as inscrições do Bolsa Atleta RJ com um resultado histórico. Alcançamos o maior número já registrado desde a criação do programa. Esse crescimento mostra que estamos no caminho certo, democratizando o acesso ao esporte e valorizando nossos talentos em todo o estado”, destaca o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
A Comissão de Seleção, Avaliação e Monitoramento tem até a próxima segunda-feira, 18, para analisar as inscrições recebidas e, se necessário, solicitar a complementação de documentos. O resultado preliminar será publicado no Diário Oficial na terça-feira, 19, e os atletas poderão interpor recurso até o próximo dia 25.
A análise dos recursos será realizada pela comissão até o dia 1º de setembro, com a homologação e divulgação do resultado final previstas para 2 de setembro, no Diário Oficial e no site da Secretaria estadual de Esporte e Lazer.
Sobre o Bolsa Atleta RJ
O Programa Bolsa Atleta RJ foi criado pela lei estadual 5.799/2010, alterada pela lei estadual 7.735/2017, regulamentada pelo decreto 47.949/2022 e pela resolução 306/2023. É um programa de natureza continuada, que busca proporcionar condições básicas para que os atletas se dediquem ao que mais importa: treinos e competições nacionais e internacionais. Lançado em 2022, o Bolsa Atleta RJ registrou um crescimento de 150% no número de beneficiados em 2024.
Deixe o seu comentário