Operação Shamar já prendeu quase 400 autores de feminicídios este mês no Brasil

Nova Friburgo, felizmente, não registrou nenhum caso este ano. Em 2024, uma mulher foi assassinada na cidade
quinta-feira, 14 de agosto de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Ao longo deste mês, a campanha Agosto Lilás vem promovendo uma série de ações em todo o Brasil para combater a violência contra a mulher, principalmente os crimes de feminicídio. Uma dessas investidas é a Operação Shamar que já contabiliza, desde o dia 1º, até o último dia 7, pelo menos 387 prisões de autores de assassinatos de mulheres e demais crimes de violência doméstica. Neste período, 2.518 vítimas foram atendidas nas delegacias de atendimento à mulher no país e 314 medidas protetivas de urgência foram solicitadas à Justiça. 

A operação, do Governo Federal, ocorre em todo território nacional e seguirá até 4 de setembro. As ações são desencadeadas com 16.508 agentes de segurança e foi batizada com o nome Shamar, que é uma expressão originária do idioma hebraico, que significa zelar, cuidar, proteger e vigiar.  

Em Nova Friburgo, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), chefiada pela delegada Mariana Thomé de Moraes, investe pesado na conscientização da sociedade sobre a importância da denúncia de importunação sexual e qualquer outro tipo de violência contra as mulheres friburguenses. Felizmente, a especializada não registrou nenhum feminicídio no município este ano. No ano passado, no entanto, a Deam-NF contabilizou  somente um caso: a morte de uma analista do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - TCE-RJ, no distrito de Lumiar, e não nove feminicídios ao longo de 2024, como divulgamos na edição do último dia 12 de junho.  

Em 2024, segundo o Mapa da Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Brasil bateu recorde de casos de feminicídio, com 1.459 ocorrências, o maior número da série histórica (aumento de 0,69% em relação a 2023), o que equivale a média de quatro crimes por dia no país. 

Por isso, reforça-se a importância de procurar imediatamente uma Deam em caso de perseguição, importunação e, principalmente violência, seja ela física ou psicológica. A especializada, além do acolhimento às mulheres com equipes treinadas, promoverá a investigação das denúncias e, se necessário, solicitará medidas protetivas à Justiça para as vítimas. 

Em caso de suspeita ou violação dos direitos da mulher, a orientação do Ministério da Justiça é ligar para o 190, da PM, ou para a Central de Atendimento à Mulher do Ministério das Mulheres, através do Disque 180, disponível também no WhatsApp: (61) 9610 0180. Em Nova Friburgo, a Deam funciona anexa à 151ªDP, na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.051, no bairro Vila Nova. O telefone é (22) 2533 4023.         

Dia D 

Na última quinta-feira, 7, ocorreu em todo o Brasil o "Dia D" da mobilização nacional de combate à violência contra a mulher (Operação Shamar), por ocasião das celebrações dos 19 anos da promulgação da Lei Maria da Penha, de proteção às vítimas de violência doméstica

O balanço parcial da Operação Shamar foi divulgado pelo MJSP. A ação tem investimento de R$ 2 milhões e é realizada por meio do aporte de diárias de policiais civis e militares para deslocamentos pelo país com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão de acusados de feminicídio e de violência doméstica, sobretudo onde não há delegacias especializadas (Deams). 

Com o recurso, também foram promovidas, no dia 7, ações educativas de prevenção de casos de agressão em razão de gênero, como palestras e panfletagem, alcançando 382.114 pessoas. A ação foi coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do MJSP, e contou com a adesão dos governos de 26 estados e do Distrito Federal. Ocorreram diligências em 335 municípios. 

Ações no Estado do Rio

No Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Segurança Pública, com a parceria das polícias Civil e Militar, realizou, na semana passada, uma força-tarefa voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher. Somente na última quinta-feira, 94 criminosos foram presos por cumprimento de mandados de prisão em todo o Estado do Rio. Em um dos casos, o agressor espancou a esposa, grávida de oito meses, até a morte. 

A Operação Shamar registrou, até a semana passada, mais de 200 prisões efetuadas pela Polícia Civil e pela Polícia Militar em todo o Estado do Rio de Janeiro. (Com informações da Agência Brasil

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: