O Centro Excursionista Friburguense (CEF) está comemorando 90 anos de atividades (completados no último dia 20 de julho) e desbravamento das imponentes montanhas de Nova Friburgo com escaladas e caminhadas, sempre valorizando a conscientização ambiental. No último dia 2, o CEF promoveu uma atividade especial em uma das montanhas símbolo da cidade: os Três Picos. Foi realizada uma caminhada rumo aos picos Menor e Médio com direito a passagem por trechos cobertos de gelo.
A jornada em um dia frio típico do inverno friburguense, mas ensolarado, começou no estacionamento do núcleo de montanhismo do Parque Estadual dos Três Picos. O grupo de montanhistas fez uma pausa para hidratação e admiração da bela paisagem em uma bifurcação da trilha que leva à face leste do Pico Maior. Em seguida, teve início a caminhada ao Pico Menor, trecho que exigiu maior rendimento dos participantes.
No trecho de rochas do percurso foi feita uma “escalaminhada” e o grupo conseguiu subir caminhando sem a necessidade do auxílio de cordas. Sem maiores dificuldades, os montanhistas chegaram ao cume do Pico Menor, a 2.316 metros de altitude e lá permaneceram por meia hora contemplando a exuberante beleza do local cercado por uma imensa cadeia de montanhas em meio a muito verde. O local é o terceiro ponto mais alto da Serra do Mar
O desafio maior, alcançar o ponto culminante do Pico Médio, o segundo mais alto da Serra Mar, também foi cumprido com êxito pelos participantes que seguiram à risca o lema do CEF, “Vamos em frente, sempre mais alto”. Para garantir a segurança dos participantes na descida entre os picos foi fixada uma corda. Do topo foi possível avistar as montanhas de Friburgo, a Serra dos Órgãos, o Vale dos Frades e até mesmo a Baía de Guanabara e alguns pontos turísticos cariocas, como o Pico da Tijuca e a Pedra da Gávea.
Deixe o seu comentário