Colisões em postes aumentam 25% no município

Este tipo de ocorrência já afetou o fornecimento de energia para mais de 26 mil pessoas
segunda-feira, 12 de maio de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação Energisa)
(Foto: Divulgação Energisa)

Somente este ano, a concessionária de energia elétrica de Nova Friburgo, a Energisa Minas Rio, registrou 39 acidentes com veículos que chocaram-se em postes, um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. O número de clientes que ficaram sem energia devido a esses acidentes também é maior do que o registrado em 2024: somente este foram mais de 26 mil consumidores atingidos em Nova Friburgo. Esses números preocupam e ascendem as discussões sobre a segurança no trânsito, principalmente neste mês do movimento Maio Amarelo.

Além de colocar a vida em risco, esses acidentes causam danos às estruturas da rede elétrica, tanto em áreas urbanas quanto rurais. Ainda de acordo com a concessionária, nos 12 meses do ano passado, foram registradas 93 batidas de veículos contra postes, afetando o fornecimento de energia para 26.594 clientes, quantidade próxima dos três primeiros meses deste ano. Esses acidentes envolveram carros, caminhões e maquinários agrícolas, que não só atingiram os postes, mas também danificaram cabos, equipamentos e outras partes da rede, impactando o fornecimento de energia para os clientes das proximidades.

"Precisamos estar atentos e responsáveis ao volante, contribuindo para um trânsito mais seguro e reduzindo os riscos de colisões que afetam tanto a infraestrutura quanto a segurança das pessoas. Além disso, é fundamental seguir as dicas de segurança, como manter distância segura dos fios elétricos e equipamentos. É importante ressaltar que essas interrupções podem afetar hospitais, delegacias, clínicas médicas e pessoas que necessitam de equipamentos de sobrevida entre outros órgãos públicos essenciais para a segurança e a vida da população”, alerta Valtair Teodoro, gerente de Manutenção da Energisa Minas Rio.

A concessionária ressalta que em situações de colisão, o condutor é responsável pelo ressarcimento dos custos envolvendo a manutenção da estrutura e equipamentos danificados. O custo médio da substituição de um poste é de R$ 7 mil. Mas caso tenha transformador e outros equipamentos, esse valor pode ultrapassar a R$ 30 mil, dependendo de cada situação.

Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica como poste caído ou cabos partidos, mantenha distância e avise imediatamente à Energisa. O atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800 032 0196, aplicativo Energisa On,  GISA em www.energisa.com.br/gisa e pelo site www.energisa.com.br.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: