Férias escolares: veja como evitar surpresas na conta de luz com crianças em casa

Priorizar atividades ao ar livre também ajuda a economizar. Uso demasiado de eletroeletrônicos é prejudicial à saúde das crianças e ao bolso dos pais
segunda-feira, 21 de julho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

As férias escolares estão aí e com as crianças em casa, é preciso tomar alguns cuidados para o consumo de energia não subir consideravelmente fazendo o valor da próxima conta de luz disparar e proporcionar um susto aos pais. As concessionárias de energia elétrica orientam os clientes a priorizarem o consumo consciente. 

Em Nova Friburgo, com as baixas temperaturas neste período do ano, a tendência é que as crianças passem mais tempo dentro de casa por causa do frio, o que também contribui para o maior consumo de energia, pois em férias, os pequenos passam mais tempo assistindo a TV, ou usando o computador ou se divertindo, por horas, com jogos eletrônicos nas telas da TV ou do computador. 

As famílias que nesta época costumam receber visitas de parentes também em férias, devem atentar, principalmente quanto ao uso do chuveiro elétrico, que é considerado o grande vilão da conta de luz, principalmente no inverno quando os banhos bem quentinhos são indispensáveis. O uso dos chuveiros elétricos na chave inverno é responsável por até 30% do consumo total de um imóvel residencial em um mês. 

As concessionárias de energia observam que em uma casa onde estejam cinco pessoas, se cada uma utiliza o chuveiro uma vez por dia por cinco minutos, em média, para tomar banho, essa simples tarefa pode resultar em um consumo superior a 200 kilowatts/hora na fatura do mês. Se o uso da televisão, do computador e outros eletrodomésticos, como máquina de lavar, secadores de cabelo e geladeira for exagerado neste período, a conta pode disparar. 

Para economizar energia nesta época com mais gente em casa, uma sugestão, é estimular atividades ao ar livre com as crianças, como ida a parques, passeios em clubes e pontos turísticos da cidade, sempre priorizando a redução do tempo disponível para exposição às telas de celulares e tablets.

Toda criança deve gastar a própria energia. Priorize atividades como pular corda, pega-pega, natação, bicicleta. Há muitas atividades que podem ser feitas em casa que reforçam habilidades motoras e de aprendizado. E se o tempo permitir e a brincadeira for ao ar livre, a orientação é sobre a escolha do lugar. É indispensável que os pais e responsáveis direcionem as brincadeiras para parques e campos abertos, longe da rede de energia, o que evita interrupção do fornecimento e acidentes, recomendam as concessionárias de energia elétrica.

Dicas importantes para economizar luz 

  • Estabeleça limite de horário para crianças usarem computadores ou videogames;

  • Eletroeletrônicos como videogames, computadores e aparelhos de TV: devem ser desligados quando não estiverem em uso. O uso de vários aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo em uso também deve ser evitado;

  • Se precisar pegar algo na geladeira escolha antes de abrir, quanto mais tempo fica aberta maior é o consumo;

  • Evite banhos demorados, já que nessa época os chuveiros são mais utilizados na chave inverno, que consome mais energia.  

  • Desligue aparelhos direto nos botões ou nas tomadas. Em geral, luzes indicativas acesas (modo stand-by) significam desperdício de energia;

  • Com as crianças mais tempo em casa, a quantidade de roupas para lavar aumenta. Espere juntar uma quantidade suficiente para lavá-la na máquina utilizando a função nível alto.  

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: