Fraudes no INSS: Correios já atenderam mais de 300 mil aposentados e pensionistas

Quem tem dificuldade em fazer a solicitação online pode usar o serviço presencial
sexta-feira, 06 de junho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)
Mais de 300 mil aposentados e pensionistas da Previdência Social, vítimas das fraudes que resultaram em descontos indevidos em seus benefícios, já foram atendidos pelos Correios até a última terça-feira, 3, em todo o Brasil. O novo serviço, na estatal, destina-se a averiguar se os segurados do INSS tiveram descontos irregulares de entidades associativas em seus contracheques.

Em Friburgo, atendimento é feito nas agência da Praça Getúlio Vargas e Mury
Esse atendimento começou no último dia 30 de maio, com foco nas pessoas que têm dificuldade em usar a internet e preferem ser atendidas presencialmente. Em Nova Friburgo, as agências dos Correios, da Praça Getúlio Vargas e a do distrito de Mury oferecem esse atendimento. No sistema do “Meu INSS” e no telefone 135, já são quase 2,5 milhões aposentados e pensionistas que pediram a devolução do dinheiro, de acordo com o último balanço divulgado pelo INSS no último dia 31 de maio. Apenas 60 mil confirmaram os débitos.    A quantidade de entidades associativas contestadas continua a mesma: 41. Após a contestação, elas têm 15 dias úteis para responder.
 

Segurança 

A parceria entre o INSS e os Correios prevê protocolos rigorosos de segurança, com atendimento feito exclusivamente por profissionais treinados em unidades próprias dos Correios. Todos os dados dos beneficiários são tratados com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo confidencialidade e rastreabilidade.

Nas agências, aposentados e pensionistas podem:

    * Consultar se houve algum desconto em seu benefício
  • Contestar descontos não autorizados
  • Confirmar se algum desconto foi autorizado
  • Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis)
  • Analisar documentos enviados por associações
  • Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS

Golpes  

Ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos segurados para oferecer esse serviço. O atendimento é feito apenas pelo aplicativo, pelo site do INSS, pela Central 135 e, agora, presencialmente nas agências dos Correios.


Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

 

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