O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai exigir biometria para desbloquear novos empréstimos consignados a partir desta sexta-feira, 23. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira,19, e é um complemento de uma decisão anterior sobre o bloqueio de descontos dos consignados.
Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, que assinou o despacho, o objetivo da medida é "mapear as vulnerabilidades operacionais", "implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança e conformidade aos processos envolvidos". Waller reforçou a necessidade imediata de avaliação do serviço de desbloqueio de benefícios para empréstimos consignados.
“A partir do dia 23 de maio, todos os desbloqueios para averbação de novos empréstimos consignados somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma Meu INSS, validada em bases do Governo Federal", diz um trecho do documento.
Entenda o esquema
No fim do mês passado, a Polícia Federal deflagrou uma operação que revelou um esquema de fraude no INSS, no qual associações realizavam descontos em pensões e aposentadorias sem que os beneficiários tivessem dado autorização. As irregularidades incluíam a filiação forçada de aposentados a associações e o desconto automático de valores, sem qualquer consentimento dos segurados.
O governo já havia determinado a suspensão dos descontos após o escândalo vir à tona. Segundo estimativas, cerca de 4,1 milhões de aposentados podem ter sido lesados, com um prejuízo total que pode chegar a R$ 6,3 bilhões. (Fonte: G1)
Deixe o seu comentário