Mais de 60% dos brasileiros evitam procurar médico mesmo precisando

Os motivos para não buscar atendimento incluem demora e burocracia
terça-feira, 06 de maio de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Dados da pesquisa “Mais Dados Mais Saúde” revelam que 62,3% da população brasileira evitam procurar assistência médica mesmo que esteja precisando. Para chegar em tais números, 2.458 brasileiros adultos [a partir dos 18 anos] foram entrevistados entre agosto e setembro de 2024. 

Os motivos para não buscar atendimento incluem superlotação e demora no atendimento (46,9%), burocracia no encaminhamento (39,2%), hábito da automedicação (35,1%) e a ideia de que o problema de saúde não era grave (34,6%). Da mesma forma, 40,5% das pessoas relataram ter buscado atendimento e não recebido nos últimos 12 meses.

Esses dados mostram os desafios estruturais do sistema público de saúde, que enfrenta uma demanda elevada de usuários, e reforçam a necessidade de ampliar os investimentos e aprimorar a gestão dos serviços que vão aumentar a disponibilidade e diminuir o tempo de espera para o público.

A automedicação, em terceiro lugar como motivo de ambos grupos relatarem não procurar atendimento médico, foi mencionada por 35,1% dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e por 32,9% dos que não utilizam o sistema. O dado aponta para uma prática generalizada, que pode levar ao uso incorreto de medicamentos e atraso na busca por tratamentos eficazes.

Na sequência das justificativas mais citadas, a afirmação de que o problema de saúde não exigia atenção profissional também apareceu nos dois grupos, porém com 28,9 pontos porcentuais a mais no grupo dos respondentes que não utilizam o SUS. Esse resultado pode indicar que o grupo não usuário do SUS se sente mais seguro para cuidar da própria saúde ou tem menor percepção dos riscos envolvidos.

O estudo foi desenvolvido pela Vital Strategies e pela Umane, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e apoio do Instituto Devive e da Resolve to Save Lives. O objetivo é inovar na coleta de dados em saúde e apoiar estratégias da gestão pública para ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde para toda a população brasileira. As informações estão presentes no primeiro módulo do estudo, que foi divulgado no dia 25 de abril.

"A Atenção Primária à Saúde (APS) foi o tema do primeiro módulo Mais Dados Mais Saúde, programa de inovação no levantamento de dados em saúde. O inquérito foi conduzido com o objetivo de avaliar o desempenho da atenção primária no que se refere a percepção de acesso e qualidade dos serviços, explorando as diferenças sociodemográficas", ressalta o site do estudo.

Segundo os dados, 89,3% dos brasileiros respondentes utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS). O perfil desses usuários do SUS é caracterizado pelo predomínio de mulheres, pessoas de cor parda, com renda de até R$ 3 mil, sem ensino superior e residentes em cidades do interior. A seguir, os detalhes do perfil dos usuários do SUS mapeados pela pesquisa:

  • 67,3% têm renda de até R$ 3 mil

  • 60,2% são mulheres 

  • 57,1% de cor parda e 16,2% de cor preta

  • 38,6% têm de 35 a 59 anos

  • 86,2% não tem ensino superior

  • 61% reside em municípios do interior

Os dados completos podem ser acessados e baixados no link: https://observatoriosaudepublica.com.br)

 

(Fonte: observatoriosaudepublica.com.br)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: