Preço do café tem a primeira queda em 19 meses, aponta IBGE

Bebida recuou 1,01% em julho, mas ainda acumula alta de mais de 70% em um ano
quarta-feira, 13 de agosto de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

O preço do café caiu 1,01% em julho, a primeira queda desde dezembro de 2023, segundo a inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA). O levantamento foi divulgado na terça-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em dezembro de 2023, o café registrou queda de 0,23%. Depois, o preço aumentou por 18 meses consecutivos. A tendência de queda no preço do café para o consumidor já havia sido registrada tanto no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a prévia da inflação, quanto no IPC, o indicador de inflação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgados em julho.

Apesar disso, o preço do café moído acumula uma inflação de 70,51% em um ano, de acordo com o IPCA. No geral, o IPCA registrou inflação de 0,23% em julho, e o grupo de Alimentação e Bebidas teve queda de 0,27% nos preços, marcando o segundo recuo seguido, em junho, a variação do grupo havia sido de -0,18%.

Queda esperada 

Economistas já previam, em junho, que o preço do café nos supermercados cairia no segundo semestre, acompanhando a redução das cotações no campo após o início da colheita, que vai de março a setembro, com pico em junho e julho. A expectativa é de que a tendência de queda continue com o avanço da safra. (Fonte: G1)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: