Prouni: começam as inscrições do 2º semestre

Ao todo, serão oferecidas 211 mil bolsas em instituições privadas de ensino superior. Veja as regras
segunda-feira, 30 de junho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Valter Campanato / Agência Brasil)
(Foto: Valter Campanato / Agência Brasil)

O Programa Universidade para Todos (Prouni), iniciou nesta segunda-feira, 30 de junho, as inscrições para o segundo semestre de 2025. Ao todo, serão oferecidas 211 mil bolsas em instituições privadas de ensino superior, sendo 118 mil integrais (com 100% de desconto) e 93 mil parciais (com 50%). Os interessados devem se inscrever até sexta-feira,4, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (www.acessounico.mec.gov.br). O resultado será divulgado em duas chamadas: a primeira na próxima segunda-feira, 7, e a segunda no próximo dia 28.

Quem pode se inscrever 

Para participar do ProUni é necessário ter realizado uma das duas últimas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação e nem ter participado na condição de treineiro.

O candidato pré-selecionado também deverá comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo (R$ 2.277), para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até três salários mínimos (R$ 4.554).

Ainda é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • Ter cursado o Ensino Médio integralmente em escola da rede pública;

  • Ter cursado o Ensino Médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

  • Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

  • Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

  • Ter cursado o Ensino Médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

  • Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;

  • Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

Como se inscrever

Na hora da inscrição, o candidato poderá escolher até duas opções de curso. Além disso, ele pode indicar a instituição e o turno desejados e selecionar a modalidade de concorrência: ampla ou por cotas. Durante o período de inscrição, as notas de corte mudam diariamente, e é possível alterar as opções de curso durante as seleções, até o encerramento do prazo.

Os candidatos não selecionados nas duas chamadas poderão manifestar interesse na lista de espera nos dias 18 e 19 de agosto. O resultado será divulgado no dia 22 de agosto.

Curso com a maior oferta de bolsas

Administração é o curso com maior oferta de bolsas, sendo 9.275 integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de Direito, com 13.152 (4.277 integrais e 8.875 parciais); Pedagogia, com 11.339 (8.465 integrais e 2.874 parciais); e Educação Física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).

Calendário - 2º semestre

  • Inscrições - 30 de junho a 4 de julho

  • Resultado 1ª chamada - 7 de julho

  • Resultado 2ª chamada - 28 de julho

  • Manifestação de interesse na lista de espera - 18 e 19 de agosto

  • Resultado da lista de espera - 22 de agosto

 

(Agência Brasil) 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: