Os servidores públicos poderão prolongar a folga por conta do feriado pelo Dia do Trabalhador, celebrado nesta quinta-feira, 1º. O prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon (PL), o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) e o presidente Lula (PT) decretaram ponto facultativo nas repartições nesta sexta-feira, 2. Com isso, somente os serviços essenciais de atendimento de emergência em saúde e segurança, por exemplo, irão funcionar normalmente. O expediente nas repartições públicas será retomado na próxima segunda-feira, 5.
“O decreto de ponto facultativo garante um período de descanso aos servidores, agentes públicos que trabalham e se dedicam em prol do bem-estar dos cidadãos. A medida também assegura que serviços essenciais, como saúde e segurança, funcionem plenamente para atender a população”, observa o governador Cláudio Castro.
O ponto facultativo nos serviços públicos geralmente altera a rotina das cidades que ficam mais vazias e com trânsito mais fluente, já que algumas empresas também optam por prolongar a folga de seus funcionários. Outras optam por manter o expediente normal nesta quinta e garantir a folga pelo Dia do Trabalhador aos funcionários na sexta, 2, possibilitando três dias seguidos de descanso ao “emendar” o feriado com o fim de semana.
Os setores no feriado
- Comércio: Não houve acordo entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores para autorização de funcionamento. Lojas deverão permanecer fechadas nesta quinta-feira, 1º
- Bancos e Correios: fechados nesta quinta e expediente normal na sexta
- Profissionais liberais, consultórios médicos, escritórios de advocacia e empresas: funcionamento a critério dos empregadores respeitando-se as leis trabalhistas.
Deixe o seu comentário