Sexta-feira é ponto facultativo para os servidores públicos

Só funcionarão os serviços essenciais. Veja o que abre e o que fecha neste feriado
quarta-feira, 30 de abril de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Os servidores públicos poderão prolongar a folga por conta do feriado pelo Dia do Trabalhador, celebrado nesta quinta-feira, 1º. O prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon (PL), o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) e o presidente Lula (PT) decretaram ponto facultativo nas repartições nesta sexta-feira, 2. Com isso, somente os serviços essenciais  de atendimento de emergência em saúde e segurança, por exemplo, irão funcionar normalmente. O expediente nas repartições públicas será retomado na próxima segunda-feira, 5. 

“O decreto de ponto facultativo garante um período de descanso aos servidores, agentes públicos que trabalham e se dedicam em prol do bem-estar dos cidadãos. A medida também assegura que serviços essenciais, como saúde e segurança, funcionem plenamente para atender a população”, observa o governador Cláudio Castro.

O ponto facultativo nos serviços públicos geralmente altera a rotina das cidades que ficam mais vazias e com trânsito mais fluente, já que algumas empresas também optam por prolongar a folga de seus funcionários. Outras optam por manter o expediente normal nesta quinta e garantir a folga pelo Dia do Trabalhador aos funcionários na sexta, 2, possibilitando três dias seguidos de descanso ao “emendar” o feriado com o fim de semana. 

Os setores no feriado      

  • Comércio: Não houve acordo entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores para autorização de funcionamento. Lojas deverão permanecer fechadas nesta quinta-feira, 1º   
  • Bancos e Correios: fechados nesta quinta e expediente normal na sexta
  • Profissionais liberais, consultórios médicos, escritórios de advocacia e empresas: funcionamento a critério dos empregadores respeitando-se as leis trabalhistas.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: