Tarifa social de energia elétrica. Quem recebe o BPC precisa atualizar o cadastro

Em Friburgo, beneficiários devem informar seus dados nas unidades do Cras do Centro, Olaria, Conselheiro Paulino e Campo do Coelho
quarta-feira, 30 de abril de 2025
por Jornal A Voz da Serra
Tarifa social de energia elétrica. Quem recebe o BPC precisa atualizar o cadastro

Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que ainda não atualizaram seus dados devem ficar atentos. Sem o recadastramento, eles podem perder o auxílio do Governo Federal que garante descontos nas contas de luz, além de outros apoios financeiros vinculados ao benefício, como a Tarifa Social de Energia Elétrica. O BPC é destinado a pessoas com mais de 65 anos ou com deficiência que as impeça de trabalhar, e a renda per capita da família não pode ultrapassar um quarto do salário mínimo. 

Desde 2021, os beneficiários do BPC são automaticamente incluídos no programa federal Tarifa Social de Energia Elétrica. Isso significa que eles não precisam ser os titulares da conta de energia para receber o benefício. As informações dos beneficiários são cruzadas com seus endereços. No entanto, quem não recebe o BPC precisa ser o titular da conta de energia para ter direito à tarifa social. 

Para garantir que todos os clientes elegíveis possam usufruir do desconto, é essencial que os dados do Cadastro Único estejam atualizados e correspondam ao titular da conta de energia. Isso evita problemas na concessão automática do desconto e assegura que mais famílias sejam beneficiadas. 

“Para que o consumidor receba o benefício, é fundamental que os dados do Cadastro Único de Benefícios do Governo Federal (CadÚnico) estejam atualizados e correspondam ao titular da conta de luz. Em caso de dúvidas ou necessidade de atualização, recomendamos que os clientes procurem as unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras)”, orienta a coordenadora de Atendimento da concessionária de energia elétrica de Nova Friburgo, Energisa Minas Rio, Ana Maria Jorge.

Como fazer 

Para atualizar o cadastro, é necessário ir pessoalmente ao Cras mais próximo. Caso o beneficiário tenha dificuldade de locomoção, o responsável

pode realizar o procedimento. No momento do recadastramento, é preciso apresentar o CPF ou título de eleitor do beneficiário, além de um comprovante de endereço, como a conta de luz. 

Em Nova Friburgo, há unidades do Cras no Centro (Rua Mac Niven, 4); bairro Olaria, na via expressa, 1001; e nos distritos de Conselheiro Paulino, na Rua Lafayete Bravo Filho, 58, e Campo do Coelho, na rodovia RJ-130, 13.156.

Os percentuais de desconto para quem tem direito a tarifa social variam de 10% a 65% de acordo com a média de consumo mensal da residência do beneficiário. Tem direito a 10% de desconto, o beneficiário que consumir de 101 a 220Kw por mês, 40% de desconto para quem consome de 31 a 100 Kw e 65% para as residências com consumo mensal de até 30 Kw por mês.    

Atualização de dados por canais digitais  

A atualização de demais dados cadastrais também pode ser feita pelos canais digitais da concessionária Energisa. Basta ter os documentos pessoais em mãos e escolher um dos canais de atendimento: 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: