Uso do celular ao dirigir aumenta em até 400% o risco de acidentes

Alerta é dos órgãos de segurança no trânsito
terça-feira, 01 de julho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

O uso do celular durante a condução é um dos principais problemas de trânsito no Brasil. Estudos indicam que a probabilidade de um condutor se envolver em um acidente ao ler uma mensagem de texto é 400% maior do que aquele que permanece atento na via. Um levantamento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), por exemplo, revelou que o uso do celular ao volante é uma das infrações mais comuns entre os condutores daquele estado, realidade observada em diversos outros estados brasileiros, como o Rio de Janeiro. 

Das mais de 2,3 milhões de multas aplicadas pelo órgão em 2024, mais de 167 mil são de infrações cometidas pelo condutor ao manusear, segurar ou utilizar o telefone celular enquanto dirige. O horário em que a maior parte dos acidentes são registrados é o período da tarde, conforme indica a análise de dados de frotas comerciais, que revelou que 42% das distrações ao volante ocorrem no período.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir utilizando telefone celular é considerado uma infração gravíssima. As penalidades incluem multa de R$ 293,47, e a inclusão de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que é o máximo permitido para uma única infração e, também, prevê reincidência e suspensão da CNH, especialmente se o acúmulo de pontos ultrapassar 20 no período de 12 meses. A suspensão da CNH pode durar de seis meses a um ano, e o motorista precisará passar por um curso de reciclagem para recuperá-la.

Além dessas penalidades, em caso de sinistro causado pelo uso de celular ao volante, as consequências podem ser ainda mais severas. Se comprovado que o uso do celular foi a causa, o motorista pode responder criminalmente. "A distração ao volante é, atualmente, uma das principais causas de sinistros nas ruas e rodovias.

 

(Com informações do Correio Braziliense)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: