O WhatsApp anunciou, na semana passada, um novo recurso focado em aumentar a segurança e a privacidade dos usuários: a Privacidade Avançada da Conversa. A novidade, que está sendo disponibilizada gradualmente, oferece mais controle sobre o que pode ser feito com os conteúdos trocados dentro do aplicativo. Com a ferramenta ativada, três ações passam a ser bloqueadas automaticamente:
-
Exportação de conversas: o histórico do bate-papo não poderá ser baixado em forma de arquivo;
-
Salvamento automático de mídias: fotos, vídeos e documentos não serão mais salvos diretamente na galeria dos celulares dos participantes;
-
Uso da Meta IA: a inteligência artificial da Meta, que permite interações como responder dúvidas, não poderá ser utilizada dentro da conversa protegida.
O recurso pode ser aplicado tanto em conversas individuais quanto em grupos. Nestes últimos, os administradores têm a opção de restringir a ativação e a desativação da funcionalidade apenas a si mesmos, garantindo maior controle sobre a segurança do grupo.
Apesar do avanço, a Meta — empresa proprietária do WhatsApp — ressalta que esta é apenas a primeira versão da ferramenta e que ela não garante privacidade total. Arquivos de mídia ainda podem ser salvos manualmente pelos usuários, e nada impede que capturas de tela das conversas sejam realizadas.
Para utilizar a nova função, é necessário:
-
Abrir a conversa desejada (individual ou em grupo);
-
Tocar no nome do contato ou do grupo, localizado na parte superior da tela;
-
Procurar pela opção Privacidade Avançada da Conversa;
-
Ativar o recurso.
O WhatsApp continua investindo em medidas que ofereçam mais segurança e autonomia para os usuários, num contexto em que a privacidade digital se torna cada vez mais essencial.
Deixe o seu comentário