Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
A VOZ DA SERRA tem a fórmula exata da credibilidade

Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
O Caderno Z tem sido o aliado das boas pautas. Em cada edição aprende-se muito com a sua desenvoltura temática. Os temas não se esgotam, principalmente, porque, de tempos em tempos, eles se atualizam de forma que possam se adequar às demandas de cada novo tempo. As vacinas, a exemplo, jamais saem de pauta. Há sempre uma novidade ou mesmo um chamado para a sua importância. A história de sua criação vem de outras eras. Do doutor, inglês, Edward Jenner, em 1796, aos dias de hoje, sabe-se da importância da vacinação e foi, justamente, na luta contra a varíola que Jenner descobriu como combatê-la, a partir da própria inoculação do germe da doença. No Brasil, a vacina chegou em 1804, trazida pelo Marquês de Barbacena. Contudo, mais adiante, em 1904, devido à falta de saneamento básico, o Rio de Janeiro vivia à mercê do risco de doenças epidêmicas, resultando, assim, na obrigatoriedade da vacinação. O povo não se agradou e promoveu a “Revolta da Vacina”. E tudo por falta de conhecimento.
Não muito distante, na pandemia do coronavírus, a vacinação foi criticada e desestimulada até por parte do, então, governo brasileiro que deveria ter sido o primeiro a tratar o assunto com seriedade. À época, as fake news, numa velocidade assustadora, espalharam a “desconfiança sobre a comunidade científica”, o que gerou quase uma segunda “revolta da vacina” entre os “menos esclarecidos”. Sobre imunização, duas autoridades no assunto, a pneumologista Margareth Dalcolmo, da Fiocruz e o doutor Drauzio Varella afirmam que as vacinas são fundamentais em todas as fases da vida.
A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabella Ballalai afirma: “Ainda temos muito o que fazer, mas melhorou bastante. Tivemos várias ações, desde busca ativas de pessoas, estratégias locais, campanhas em escolas. Acredito que o grande desafio hoje é a informação”. Já os dados do Ministério da Saúde sobre 2024 mostram que duas vacinas conseguiram atingir a meta no PIN no ano passado: a BCG e a primeira dose da tríplice viral. O Sistema Único de Saúde (SUS) está entre os mais completos programas de imunização do mundo, oferecendo vacinas de doenças preveníveis.
Da importância das vacinas, seguimos para um assunto pessoal e intransferível: “O que a lei diz sobre direitos e deveres dos filhos”. O sexto mês foi escolhido como o Junho Violeta, o mês de alerta sobre os cuidados com os idosos. Chegamos num tempo em que é preciso criar leis para estabelecer normas de atitudes que deveriam ser naturais e espontâneas. Há um ditado que diz: “Um pai consegue cuidar de 12 filhos, mas 12 filhos não cuidam de um pai”. O Estatuto do Idoso tem até pena judicial para o crime de abandono de incapaz e, conforme o crime, a pena pode ir de 8 a 14 anos de prisão, com multa, inclusive. Se não for por amor, que seja então por decisão judicial. E eu mando um abraço para a estagiária Laís Lima que, sob a supervisão de Henrique Amorim, nos trouxe uma reportagem tão esclarecedora. Os filhos desavisados que se orientem!
Em “Sociais”, duas estrelas. Com idade nova desde o dia 21 de junho, a linda Ana Maria Concy, pessoa ilustre e querida de nossa cidade que, com certeza, foi motivo de muitas comemorações junto ao esposo, o também estimado, Roosevelt Concy e demais familiares. Outra querida, Adnea Cordeiro, nesta quarta-feira, 02 de julho, colhendo mais uma primavera em sua feliz existência. Ao lado do “super gente boa”, o esposo Roosevelt C. Cordeiro, meu amigo, os festejos serão rodeados de familiares e amigos.
Realmente, na quinta-feira, 26, a Praça do Suspiro ganhou um presentão. O tempo que amanhecera fechado, lá pelas 13 horas abriu um céu azul de ponta a ponta e um sol até de se clamar por sombra. Contudo, a estrela maior foi o Sarau Literário promovido pela Secretaria Estadual de Educação. Cheguei atrasada, mas em tempo de conferir a participação do Colégio Estadual Canadá. Que maravilha! Com direito a teatro e a Banda de Tambores do próprio colégio, lindamente regida por seus maestros, inclusive, o meu amigo Frederico. Professores, alunos e equipes de organização, parabéns. Foi lindo!

Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário