A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o slogan da campanha para a edição de 2025 do Dia Mundial Sem Tabaco: “Desmascarando a Indústria do Tabaco”, expondo as táticas das empresas para deixar os produtos de tabaco e nicotina mais atrativos.
Um dos principais desafios que a saúde pública enfrenta é o combate ao apelo do tabaco, da nicotina e de produtos relacionados, especialmente entre os jovens
Este ano, a campanha tem como objetivo central desvendar as táticas que as indústrias do tabaco e da nicotina utilizam para fazer com que os seus produtos nocivos pareçam atraentes. Por isso, um dos principais desafios que a saúde pública enfrenta hoje é o combate ao apelo do tabaco, da nicotina e de produtos relacionados, especialmente entre os jovens.
A indústria tenta sistematicamente encontrar formas de tornar estes produtos irresistíveis, e para tanto, acrescenta sabores e outros agentes que modificam o cheiro, sabor ou aparência destes produtos. Esses aditivos têm como objetivo mascarar a aspereza do tabaco e, dessa forma, melhorar sua palatabilidade, principalmente pensando nos jovens.
Outras táticas da indústria incluem:
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Estratégias de marketing glamorosas: designs elegantes, cores ousadas e sabores atraentes são usados para atrair um público mais jovem, especialmente por meio da mídia digital;
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Designs enganosos: alguns produtos fazem referência a doces, balas e há até a utilização de personagens de desenhos animados, itens que as crianças naturalmente consideram atraentes;
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Aromatizantes e aditivos refrescantes: Esses produtos podem tornar a experiência mais agradável, aumentando a probabilidade de uso continuado e reduzindo as chances de parar de fumar.
Essas táticas podem contribuir para a iniciação precoce do consumo de tabaco ou de nicotina, conduzindo a potenciais dependências e consequências para a saúde ao longo da vida. Ao apresentar estes produtos de uma forma mais sedutora, a indústria não só expande seu mercado atual de consumidores, como também torna mais difícil deixar de fumar, prolongando a exposição a substâncias nocivas.
Objetivos da campanha 2025
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Aumentar a conscientização: informar o público sobre as táticas que a indústria utiliza para manipular a aparência e o apelo dos produtos de tabaco e nicotina.
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Promover mudanças nas políticas:
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medidas para proibir aromatizantes e aditivos que aumentem a atratividade destes produtos;
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proibição total da publicidade, promoção e patrocínio do tabaco, também em plataformas digitais, e regulamentação do design dos produtos e das suas embalagens para torná-los menos atrativos.
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Reduzir a procura: a descoberta destas táticas visa reduzir a procura, especialmente entre os jovens, o que acabará por diminuir a sua exposição ao tabaco e aos produtos de nicotina.
Ao desmascarar estas estratégias, a campanha mostra quais os caminhos que a indústria utiliza para comercializar a dependência e então impulsionar os esforços para reduzir a procura e promover a saúde pública a longo prazo.
Os organizadores da campanha convidam a população para participar, de alguma forma, dos desafios que a saúde pública enfrenta no combate ao tabaco, aumentar a conscientização e defender um futuro mais saudável, sem tabaco, sem nicotina.
(Fonte: OPAS - OMS)
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